12.5.06

MENINOS CONTRA MENINAS

O escândalo rebentou.
As meninas vão combater contra os meninos no próximo torneio de Coimbra. Oh consternação, oh machismo. Nunca tal coisa se viu em lado nenhum no mundo. Não? Talvez fosse melhor fazer-se uma busca mais aprofundada antes de se começar a dizer disparates. Só assim de memória lembramos que, por exemplo:

Na Kurasawa Cup as equipas são mistas, os meninos combatem contra as meninas.
Na Nakakura Cup as equipas são mistas, os meninos combatem contra as meninas.
No Paris Taikai as equipas são mistas, os meninos combatem contra as meninas...

Os exemplos podiam continuar, mas a ideia não é essa e para que não se pense que essas terríveis barbaridades só acontecem na Europa aqui ficam as palavras de Karukome Mitsuyo, uma senhora japonesa, 7º dan kyoshi, acerca dos seus tempos de jovem-menina kendoka, numa entrevista concedida à revista Kendo World:

"Havia poucas raparigas a fazer kendo na altura. Acho que nem devia chegar aos 10%. Os meus adversários nos exames de graduação de kyu eram sempre rapazes e, devido ao pequeno número de raparigas, o shiai (...) também era misto."

A situação da senhora Mitsuyo faz-me lembrar alguma coisa, mas o que será?

2 comentários:

Usagi-san disse...

Sabes só o que é que eu ainda não compreendi? Todas as grandes kendokas (mulheres) que conheci sempre comentaram o facto de se terem batido contra homens regularmente como sendo uma vantagem para elas. E o raciocínio não deixa de fazer um certo sentido; isto é, se gastarmos uns segundos a pensar nele em vez de estarmos sempre com queixinhas.

Porque é que eu gosto de fazer combate contra o nosso sensei? Porque ele é mais rápido, mais avançado e mais experiente do que eu. Porque é que é bom fazer kendo com pessoas mais fortes que nos dão grandes tareiões?

PORQUE O DESAFIO É INFINITAMENTE MAIOR E SE APRENDE MAIS DO QUE A FAZER COMO OS QUE ESTÃO AO NOSSO NÍVEL.

Pôrra, isto é chinês?

The big boss disse...

hehehe Já se sabia que ia sair uma coisa daquelas. Sempre com o pretenso machismo na boca, eu acho que lhe deviam oferecer um dicionário.

Excelentes posts Usagi! Tem sido muito uteis! Cumprimentos!