12.9.06

O KENDO É LINDO.

A vertente desportiva do kendo é, a meu ver, uma das mais interessantes formas de demonstrar a vitalidade (ainda) existente nesta incrível actividade de que tanto gostamos.

A foto acima refere-se aos 23º Campeonato Japonês Inter-regiões de Kendo para "Donas-de-casa", que se realizou no Budokan deTokyo a 17 de Julho de 2006.

Quantas outras artes marciais se podem orgulhar de semelhante coisa?

Da competição que, creio, só se realiza por equipas, ficam para a história deste budo verdadeiramente adulto, os seguintes resultados:

1º lugar: Mie
2º lugar: Tokyo-A
3º lugar: Kagoshima and Fukuoka

Fighting Spirit: Gifu, Saitama, Osaka and Hiroshima

Cada vez gosto mais de kendo.

3 comentários:

Usagi-san disse...

Sabes, o que eu acho mais interessante neste campeonato é a profundidade a que o kendo consegue permear o tecido da sociedade japonesa.
Tu hoje encontras campeonatos nacionais de kendo de escolas primárias até universidades, de empresas, da polícia, dos bombeiros, enfim... até das donas-de-casa.
Não sei se é um campeonato bom de se ver. Mas só facto de existir acho que já é fenomenal.
Sei que há um monte de condições que as participantes têm de cumprir para puderem ser consideradas como donas-de-casa.

Anónimo disse...

Prezados amigos

Sou brasileiro com processo de nacionalidade portuguesa em andamento e com grandes possibilidades de ir viver em Portugal. Moro no Japão há muitoas anos e pratico kendo já há 6 anos. Agora reiniciarei os treinamentos em Shiga-ken.

Na realidade encontramos diversas categorias de campeonatos de kendo, além das categorias por idade.as categorias a que se referem existem, pois pessoas que a elas pertencem se empenham ao kendo em ritmos diferentes...um operário dispõe de pouco tempo para treinar.uma dona-de-casa tem inúmeras obrigações e acaba por não poder se dedicar tanto, se fosse competir com uma atleta dedicada seria pouco proveitoso. Logo, as diferentes categorias visam estimular os participantes garantindo ao máximo o nível de capacidade dos participantes tornando os torneios bem interessantes. Todos promovem diversão interessantes e oferecem exceletes combates nos grupos que disputam as finais.

Abraços aos amigos portugueses que praticam kendo.

Deyson Thomé disse...

eu não ia postar em anônimo...desculpem