28.6.06

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 24

Quarta-feira, 28 de Junho

Semelhança e diferenças entre executar Harai-Men Omote e Harai-Men Ura.

Semelhança: em ambos, deve-se acertar o mais possível ao centro do shinai do adversário. Mais, o mais próximo possível do punho direito do adversário;

Diferenças: em Omote o ataque deve ser feito em dois tempos, dois fumikomi-ashi, um para cada gesto. Um para o Harai, outro para o Men. Em Ura, por sua vez, o ataque deve ser feito num tempo. O Harai "faz-se pelo caminho". Um fumikomi-ashi (no Men, obviamente), usando o braço direito (que se encontra levantado) enquanto se avança "para esconder" (sic) o resto do corpo.

Palavra do senhor (Osaka)... amén.

Até segunda porque sexta o sensei desloca-se para Norte e... não há nada p'ra ninguém.

Fui.

26.6.06

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 23

Segunda-feira, 26 de Junho

Hoje o senhor Osaka terminou a aula num tom de brincadeira(?) dizendo que, na próxima vez que fizermos ji-geiko shobu-ippon a fechar a aula, os que perderem devem fazer 100 sayu-men (daqueles a saltitar no mesmo sítio?...)como "castigo".

E a coisa teria ficado por aí não fosse a Sylvia dirigir-se-lhe e pedir-lhe conselho acerca de harai-men. Como ainda não tinha arranjado "material" suficiente para esta rubrica, aproximei-me também e escutei.

Com o Paulo a servir de "manequim" explicou que o mais importante em harai-men é acertar no shinai do adversário mais próximo da mão. Mais ao meio do shinai e evitar acertar na ponta do mesmo.

Porquê?

Primeiro porque a ponta é mais fácil de "repor no lugar", é mais "leve" e o efeito do harai não é tão sentido pelo opositor;
segundo, porque ao acertar mais ao meio, o harai não só é mais "pesado" mas também temos naturalmente tendência para nos aproximarmos mais e assim ganhar mais vantagem no que a distâncias diz respeito.

Satisfeito, afastei-me e comecei logo a magicar como iria escrever a palavra do senhor (Osaka) de hoje. E pensei começar mais ou menos assim:

"Hoje o senhor Osaka terminou a aula num tom de brincadeira(?) dizendo..."

24.6.06

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 22

Sexta-feira, 23 de Junho

Nas suas palavras finais o Sensei falou hoje apenas em duas coisas.

Primeiro fez uma referência breve à importância de a perna esquerda vir imediatamente para a frente quando a direita avança, ou seja quando se ataca não se pode deixar a perna de trás presa ao chão. Esta deve de imediato também avançar.
Este movimento é essencial para nidan waza, por exemplo kote-men e ainda para um correcto Zanshin

Falou ainda com mais demora de um assunto que achei muito interessante, e que não é muito comum ele abordar.


Quando se ataca (ou se entra fazendo Seme), o nosso Shinai não se deve desviar do do adversário. Pelo contrário deve deslizar encostado a este de forma a que possamos “sentir” a reacção do adversário.

O sensei usou uma expressão que me pareceu engraçada: o nosso Shinai deve ser uma espécie de antena para captar a reacção. Caso sentimos que o nosso oponente faz força para a esquerda (dele) então podemos atacar Kote, caso faça para a sua direita então é o Men o seu ponto fraco.

Isto parece tão fácil de perceber, mas é mais uma daquelas coisas que leva uns 10 anos até começares a sentir alguma coisa na “antena” e ainda outros 10 até conseguires aproveitar isso de forma eficaz.

Um abraço
Sérgio Andrade


E assim se vê que há pessoas que tomam atenção às palavras do senhor (Osaka).

Obrigado ao Sérgio, que por acaso e nunca é demais lembrar, até foi o inventor deste conceito dos posts com as considerações finais do nosso inestimável Osaka San.

22.6.06

DON ANTÓNIO


Foi com muito prazer que tomei conhecimento da presença prevista de D. António Gutierrez (2º a contar da esq. na foto) no próximo estágio do Porto.
Para além de uma excelente técnica o Sensei António (rokudan, se alguém ainda não sabe) é também portador de uma simpatia a toda a prova.

21.6.06

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 21

Quarta-feira, 21 de Junho

Neste primeiro dia de Verão, os principiantes floresceram um pouco por todo o dojo.

Seis pessoas sem bogu a treinar é coisa que já há algum tempo não se via no dojo de Lisboa.

Osaka san que não é lá muito dado a estas coisas de "os grandes pr'áli e os pequenos pr'acolá" põs o povo todo a fazer kihon. Mais nada. Um treino de técnica-base nunca fez mal a ninguém. Au contraire.

Tá tudo a fazer shomen e bem feitiiiinho. Mas antes um doce: tá tudo a fazer ashi-sabaki. Mais nada.
Acham pouco? Ok, sayu-men porque tou bem disposto. Kote e essas modernices vão ter de ficar pr'a outro dia. Shomen e sayu-men. Chega.

No fim, as suas palavras foram dirigidas a todos e, ao contrário do que muito boa gente pensa, não só aos principiantes. E ele disse:

"A MÃO ESQUERDA, QUER EM SHOMEN QUER EM SAYU-MEN, ACABA SEMPRE AO MEIO DO CORPO."

Os japoneses são um povo muito persistente.

Até segunda... pois, porque vou até ao Algarve e lá, na sexta à noite, não há kendo nem senhores Osakas para citar.

Infelizmente.

19.6.06

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 20

Segunda-feira, 19 de Junho

Hoje, o senhor Osaka destinou as suas palavras finais a alguns conselhos referentes a um exercício que fizemos durante o treino. Nada técnico.

No entanto, uma vez de viagem de volta para Campo de Ourique tive oportunidade de esclarecer a dúvida sobre kasumi-no-kamae. E ele concorda comigo quando digo que hidari-kote é um alvo válido contra semelhante kamae.

Portanto, se alguém quiser experimentar para o próximo campeonato, tamos aí.

Arigato gozaimasté.

ELEIÇÃO 2005/2006 (2)

Segue a bom ritmo a votação para Kendoka do Ano e Kendoka Revelação 2005/06.

Nesta altura, apenas posso revelar que são dois kendokas que comandam destacados nos dois primeiros lugares de cada categoria.

Não deixe para amanhã o que pode eleger hoje.

Vote já nos seus favoritos.


Para mais informações, consulte o regulamento no post anterior ELEIÇÃO 2005/2006.

18.6.06

O KENDOKA MANETA

Encontrei isto:
http://www.star-kumdo.co.kr/movies/kim.asx
há coisa de um mês atrás e achei bastante inspirador.

O video é em coreano mas posso dizer-vos que se trata da história verídica de um senhor chamado Kim (30 anos e 2º dan) que perdeu a sua mão esquerda quando trabalhava numa fábrica. Kim começou a fazer kendo porque toda a gente lhe dizia que isso era impossível.

Neste vídeo vemos a sua história e a sua preparação para um campeonato regional. Ah... e um choyaku-suburi só com uma mão que é de partir a carola.

Há ainda uns excertos de uns quantos combates, mas sobre isso não digo mais nada... a não ser "DÔÔÔÔÔ"!

KOTE-ARI

É engraçado quando nos ensinam uma coisa e, por um motivo qualquer, seja ignorância, medo do conflito, ou por mera vontade própria, simplesmente aceitamo-la como certa, sem sequer ter vontade de questionar a sua veracidade.

É uma regra. Uma certeza.

Depois o tempo passa e passado algum, descobrimos que a "tal" certeza que nos ensinaram não é assim tão... certa. Há excepções.

Depois, mais algum tempo passa e passado também esse, descobrimos que a regra que nos foi ensinada afinal, é ela própria, uma excepção.

Mas vamos lá então falar de kote.

Para ser válido um ataque ao pulso deve ser executado sobre o pulso direito (migi-kote)... e quando o adversário se encontra em chudan-no-kamae. Esta é regra, certo?

Errado, esta é a excepção. Na verdade, os ataques aos dois kotes (migi e hidari) são válidos em todas as situações, excepto quando o adversário se encontra em chudan-kamae.

E MESMO ASSIM, ISSO NÃO É COMPLETAMENTE VERDADE.

Há duas (três?) situações em que se pode atacar o kote esquerdo do adversário, mesmo quando este está em chudan-no-kamae.

A teoria que diz que só se pode atacar o kote esquerdo quando o pulso do adversário se encontra mais alto do que o mune-do (em "age-gote") não é completamente verdadeira. Então e se (numa situação idealizada) o adversário se encontrar em waki-gamae? Com'é qu'ié? O pulso esquerdo, definitivamente, não está em situação age-gote. Posso atingi-lo?

A última regulamentação da AJKF (ed. 2002) declara que “A zona de alvo de kote será o pulso direito (...) contra chudan-no-kamae e ambos os pulsos contra as outras kamae".

Para definirmos o que significa "outras kamae", recorremos a um outro guia, neste caso o escrito para a Kokutai (Organização Nacional Atlética*), “(...) o kote esquerdo é também um alvo válido quando o opositor se encontra em chudan-kamae com a mão esquerda à frente, em jodan-no-kamae, hasso-no-kamae, waki-gamae, nito-no-kamae, age-gote, e outras variantes de chudan.”

Age-gote já se sabe que é quando o pulso está mais alto do que o plexus solar (ou que o mune-do, como se quiser) e/mas não se encontra em trajectória de ataque. Então e as outras variantes de chudan-no-kamae? Quer dizer o quê?

Duas coisas: Hira-seigan kamae e kasumi-no-kamae. As duas kamae mais utilizadas contra jodan-kamae.

(Nota interessante: Hoje em dia, há uma corrente de árbitros japoneses que são a favor de marcar kote se, por exemplo, durante a execução de hiki-men o combatente que sofre o ataque (para o evitar) levantar os braços e em vez de ser atingido na cebeça ser atingido no pulso.)

Tenho de falar disto com Osaka sensei... hum... quer dizer que quando assumirem seigan ou kasumi contra o meu jodan posso atacar os dois kote.

Os malandros que ontem já se babavam de contentamento, a pensar usar kasumi contra mim, vão ter uma ou duas surpresas.


*"National Athletic" no original.

17.6.06

KASUMI NO KAMAE

Imagem retirada de
Ora muito bem, então cá estamos. O Tiago conseguiu encontrar uma imagem de kasumi kamae e teve a amabilidade de ma enviar. Como ele diz, apesar de ser um kendoka "à paisana", a imagem é muito boa.
Na verdade, o dito cujo kendoka chama-se Neil Gendzwill, é 5º dan e é um utilizador frequente de jodan kamae (a quantidade de coisas inúteis que eu sei!!!).

16.6.06

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 19

Sexta-feira, 16 de Junho

Conspiração. Sim, sim, é o que é. CONS-PI-RA-ÇÃO.

Temos de chamar os bois pelos nomes. E isto chama-se conspiração.

Já no outro dia foi a mesma coisa. Toda a gente a treinar contra jodan-kamae:

a )- Como defender (e contra-atacar) quando o adversário executa katate-men a partir de jodan;

b )- Como rodar para evitar katate-men;

c )- Como fazer bem seigan kamae;

d )- Suri-age men (ura) contra katate-men;


E como se isso tudo não bastasse, hoje as palavras finais do senhor Osaka foram dedicadas a kasumi-no-kamae. Adivinhem contra quê?

Quem disse “jodan-kamae” ganhou um doce.

Agora, não consigo explicar kasumi por palavras. Quem esteve na aula sabe que não me estou a armar. Fui ao google-images e busquei kasumi no kamae e sairam uma coisas (só 5 resultados) de Iaido e Kenjutsu parecidas... mas não eram a mesma coisa.

É muito difícil explicar por palavras o que é kasumi-no-kamae. Já sei o que estão a pensar, estou a defender-me. Quero ficar com a informação para mim. Afinal, eu é que faço jodan, certo?

Errado. E mantenho o que disse. Desafio qualquer um dos que estiveram hoje fazer a aula a colocarem nos comentários uma descrição do que é kasumi.

De qualquer maneira, uma palavra para o senhor Osaka: "Não havia necessidade".

Até segunda... espero que com menos técnicas contra jodan-kamae.

JONI SAN IN JAPAN (2)

O nosso amigo deu notícias.

Diz ele que ainda não começou a treinar, pois anda ocupado a procurar trabalho, coisa que parece não abundar na antiga Capital do Império. Sobretudo trabalho temporário "só" para dois ou três meses.

Aparte um pequeno tufãozinho que passou mais a norte parece que o tempo não está mau, uns aguaceiros... enfim, é como cá!

Eu sempre disse que o Japão era como Portugal, só que com melhores transportes públicos... e melhores salários, claro... e dojos de kendo a torto e a direito... e com seis dias de trabalho por semana e com uma função pública eficiente, ah... com TODOS os serviços públicos eficientes... e pessoas que cumprem horários e empregados de lojas e cafés simpáticos... e eficientes.

Só acho que eles são um bocadinho obcecados por essa coisa da eficiência.

Mas enfim, tirando isso... é igualziiiiinho a Portugal. Igual, digo-vos eu.

14.6.06

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 18

Quarta-feira, 14 de Junho

Shikake-waza... tai-atari, tsuba-zeriai.

Foi esse o objecto das palavras do sensei Osaka logo após o treino de hoje.

Segundo ele, muita gente tem tendência para encarar tsuba-zeriai como... um bocado como "atirar-se para cima do adversário". Para melhor executar hiki-waza, porém, o senhor japonês recomenda que os cotovelos fiquem longe do corpo do adversário.
Mais exactamente, refere ele, os braços deverão encontrar-se bem no eixo central (já estavam a achar estranho?) durante a execução de tsuba-zeriai, usando a mão direita para fazer (alguma) força de cima para baixo, sobre a tsuba do opositor.

Nada de estar de lado, ancas bem de frente (importante).

Objectivo, claro, controlar os movimentos do outro e (isto digo eu) livrar algum peso da mão esquerda, de modo a que a mesma se possa deslocar mais rapidamente para zonas onde hiki-waza seja mais fácil de executar.

Em resumo, a conversa é sempre a mesma: basta ver como Osaka san executa hiki-men, por exemplo, para perceber que tsuba-zeriai deve ser tudo menos empurrar. Pelo contrário, o objectivo de tsuba-zeriai deve ser o de nos "subtrairmos" ao adversário, o mais rapidamente possível.

Shikake-waza... tai-atari, tsuba-zeriai... pressão... não avances demasiaaaaado, recua! Hiki-waza.

Ippon ari.

Limpinho. Fácil. Pelo menos, assim parecia.

Os 3 árbitros levantam as 3 bandeiras ao mesmo tempo, como num bailado.

O público rejubila e grita em uníssono:
- Até sextaaa.

10.6.06

JONI SAN IN JAPAN

Foto "emprestada" de um fotoblog do Pedro

À boa maneira Queirosiana, tem este post o objectivo de relatar a partida, já neste domingo, do senhor Joni Irata Duarte (na foto), gentil-homem da sociedade kendoka de Lisboa, numa viagem que o vai levar até ao outro lado do mundo, até terras do Grande Nipão.

Durante os próximos três meses, o nosso bem conhecido "japonês falsificado" irá viajar, trabalhar e levar porrada num dojo em Quioto, maravilhosamente situado (que chique) perto do templo de Ryoan-ji.

Todos (!) na redacção deste modesto pasquim digital lhe desejam uma boa viagem, uma excelente estadia e... bom keiko.

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 17

Sexta-feira, 9 de Junho

Problemas relacionados com o sistema 3G, alheios à redacção deste blog, impediram que ontem fosse publicado o habitual relato das palavras do senhor Osaka.

Hoje (ontem) o senhor Osaka, e um pouco no seguimento do conselho que nos tinha dado a respeito da execução de kote-men, disse-nos apenas que, durante todo o renzoku-waza (que temos vindo a executar cada vez mais) "afirmássemos" mais cada fumikomi-ashi.

Só assim, notou, se pode obter melhores resultados quando se executam as técnicas em ji-geiko, ou em shiai.

Ki-ken-TAI no ichi, certo?

9.6.06

KIRI-KAESHI E RESPIRAÇÃO

Segundo os livros, e para que se possa usufruir de todas as vantagens de um bom kiri-kaeshi, é assim que se deve respirar durante o dito:

1 - Assumir chudan-no-kamae em tô ma-ai e inspirar profundamente;

2 - Empurrar o ar para o abdómen;

3 - Avançar com um kiai (yah) e desferir sho-men sem voltar a inspirar.


[ (1 a 3 alternativa)

1 - Assumir chudan-no-kamae em tô ma-ai;

2 - Avançar com kiai (yah);

3 - Inspirar enquanto se ergue o shinai e desferir men; ]


4 - Chocar em tai-atari e executar quatro sayu-men a avançar e cinco a recuar sem voltar a inspirar (começar e acabar sempre por atingir hidari-men);

5 - Voltar a chudan-no-kamae em tô ma-ai e (ainda) sem voltar a inspirar, desferir sho-men de novo;

6 - Durante o tai-atari, inspirar rapidamente;

7 - Executar de novo quatro sayu-men a avançar e cinco a recuar sem voltar a inspirar;

8 - Voltar a chudan-no-kamae em tô ma-ai e (ainda) sem voltar a inspirar, executar o último sho-men;

Idealmente, o último sho-men deve ser executado sem voltar a inspirar, mas como esse deve ser um ataque vigoroso, alguns professores preferem que os seus alunos respirem antes de executá-lo, em vez de arriscar a comprometer a sua qualidade.

Durante o kiri-kaeshi, também conhecido noutros tempos como uchi-kaeshi, deve-se nomear o alvo e, portanto, repetir constantemente men-men-men-men (e por aí fora) ao mesmo tempo que se expira a cada vez um pouquinho do ar que se reteve; por esse motivo, uchi-kaeshi é um exercício com o qual é fácil perder o fôlego.


Assim e para que não se diga que só levanto questões vou deixar aqui uma fórmula mágica para melhorar o desempenho de kiri-kaeshi (tchatchaaaam), tal como foi referida por Masatake Sumi sensei, hachidan, hanshi:

“É preciso enfatizar que o valor de kiri-kaeshi como método de treino reside em adquirir a capacidade de “espremer” apenas mais um golpe, e depois outro, mesmo naquele momento em que já se sente falta de ar.”

Simples, não?

7.6.06

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 16

Quarta-feira. stop. 7 Junho. stop.

Sensei Osaka muito telegráfico. stop.
Fim de treino. stop.
Mokuso. stop.
Não arfar. stop.

Respirar apenas pelo nariz. stop.
Profundamente. stop.
Não arfar. stop.
Inspirar lentamente. stop.
Para fundo. stop
Para dentro umbigo. stop.

Até sexta. stop....... fim.

COIMBRA TEVE MAIS ENCANTO 3

A qualidade da imagem perdeu-se bastante pelo caminho, mas foi a minha primeira tentativa:

http://video.google.com/videoplay?docid=-2889595347233891108

Pr'á próxima, se houver próxima, vou tentar no youtube.

COIMBRA TEVE MAIS ENCANTO 2

Contra o Henrique, quando as coisas ainda corriam bem, nos 4ºs de final.
Foto by: Hunger for...

O que é que faltou? Para além de outras coisas, atrevimento. O sensei Osaka sabe do que fala quando diz que devemos ser atrevidos.

Visionei e revisionei e rerevisionei e... enfim, percebem onde quero chegar... o vídeo (gentilmente cedido pelo Tiago) do meu combate da meia-final com o Nuno Ricardo e só me vem à cabeça uma coisa que escrevi uma vez: FALTA DE AMBIÇÃO.

Durante o tempo que durou o raio do combate NÃO FIZ UM ÚNICO ATAQUE, ou algo que fosse digno desse nome. NEM UM.

Assim não se pode ganhar um combate.

Suspiro seguido de um grande palavrão.

5.6.06

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 15

Segunda-feira, 5 de Junho

Não, hoje não falou do centro.

Hoje as poucas palavras de Osaka sensei foram dedicadas ao ritmo.

Nomeadamente, ao ritmo necessário para bem executar harai-men e kote-men. E a receita, salvo seja, foi a mesma: por uma questão de firmeza, quer no harai em harai-men, quer no kote em kote-men, marcar sempre bem as duas acções com fumikomi-ashi.

Rápido, mas bem definido. Pode-se fazer harai-men, tudo num passo e executar o harai a meio do passo, mas se se fizer em dois passos, com dois bons fumikomi-ashi, o mais certo é o harai ter muito mais força e, consequentemente, se acertar no shinai ser muito mais eficaz.

No caso de kote-men: deve-se tentar fazer as duas coisas: KOTE+MEN. Por dois motivos:

- pelo Kote;
- pelo Men;

(Ehehehe)

Agora a sério, Osaka san já nos chamou várias vezes a atenção para o facto de ser sempre preferível executar um kote "verdadeiro" (lá, bem no meio do pulso). É isso nidan-waza. Não se trata de fintar kote.
Com a mesma velocidade da finta, mas em vez dela, podemos executar (mais) um ataque que pode valer ippon. Finta de kote+men tem uma hipótese de acertar, que é o men, obviamente.

Nidan waza kote-men tem duas hipóteses de acertar.

Para isso é preciso, com ele dizia, melhorar o ritmo de ataque. Ser mais forte e mais rápido.
Ou como ele costumava dizer: "Ser atrevido".

Sayonaraaa, okini.

EXEMPLO

Olhem bem para este Chudan-Kamae.


Foto: Hunger for...

Kigurai, zanshin, seme, lembrem-se do que quiserem para procurar... tá lá tudo. Se houvesse um Prémio Usagi San para bom kamae a Diana Cunha tinha o meu voto... de caras.

3.6.06

COIMBRA TEVE MAIS ENCANTO (INCLUI PRÉMIOS USAGI SAN)

Por onde começar?

Ok, para já, parece-me que este torneio de Coimbra foi um marco na (não tão recente como isso) história do kendo em Portugal. E o motivo foi, basicamente, um:
As pools mistas provaram ser uma receita a levar em conta.

Duas das participantes conseguiram chegar aos oitavos-de-final e tenho de dizer o nome delas com muito orgulho: Chie Ando, a "japonesa tripeira" e Sylvia Bozzai (acho que se escreve assim) a "nossa" húngara alfacinha.
Como se isso não fosse suficiente uma das competidoras conseguiu ainda um Prémio Fighting-Spirit.

Isso é a prova de tudo o que eu pensava acerca da competição de kendo, ou seja, o bom kendoka não tem sexo (nem idade).

Mais...

Coimbra dá-me sorte, só que este ano a minha sorte esgotou-se nas meias-finais contra o Nuno Ricardo. Ele estava realmente "on fire". Se tinha de perder com alguém, fico muito feliz por ter sido com ele... e o tsuki esteve lá sim senhor... o hiki-men, pois... nem quero falar disso.
Foi bom voltar a usar jodan-kamae... mas claramente não chegou para vencer o melhor kendoka português da actualidade (dúvidas, alguém?).

Então agora a classificação:
Nuno Ricardo AKP
Paulo Martins AKL
3ºs Luis Sousa AKL e moi-même AKL

Fighting-Spirit:
Joana Almeida AKP
Pedro Marques AKC
Roberto Ferreira AKP

Agora, como de costume, vou entregar os prémios oficiais deste modesto blog. Primeiro os sérios... humhum:
Prémio Fighting-Spirit: Pedro Mitorigeiko (boa puto!!! Prestação impressionante);
Prémio Fighting-Spirit (especial Coimbra): Para TODAS as meninas que não tiveram pudores em aparecer e combater de igual para igual com os meninos;
Prémio Técnico: Pedro Mitorigeiko (não quero saber, quem dá os prémios sou eu);
Prémio de Desempenho Extraordinário: Pedro Mitorigeiko (já disse, não disse?);

Passemos então aos 6 (seis) prémios especiais do juri:
Prémio Com Hiki-Men É Que Se Está Bem: Pr'ó meu irmão, que provou, caso dúvidas houvesse, que Hiki-waza "runs in the family";

Prémio Pôrra Que Esta Coisa Do Shiai É Mais Difícil Do Que Parece vai para o estreante nestas andanças Tiago Veiga da AKL;

Prémio Ããee para Sylvia Bozzai;

Prémio Ai Chinês, Chinês, Quem Te Viu E Quem Te Vê(s) para o Chinês, claro.

Já o Prémio Quantas Vezes Terei De Repetir A Mesma Coisa? Estes Gaidjins Nunca Mais Aprendem? para o nosso inestimável e insubstituível Masakiyo Osaka sensei;

E, finalmente o Prémio Quem Te Manda A Ti Estúpido Estares A Olhar Para Os Árbitros Durante A Competição, Olha Que O Nuno Vai Fazer... Fez!... Fornicaste-te: este é meu, tooooodo meu.


Próximo capítulo: Torneio de Lisboa. Não me lembro quando é, mas está no site da AKP e não me apetece nada ir agora à procura.

2.6.06

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 14

Sexta-feira, 2 de Junho

O treino de hoje foi muito semelhante ao de 4ª feira passada e as considerações finais também. Tudo o que Osaka sensei referiu foi a necessidade de executar o "tal harai-men" de que falei na última vez como se fosse kote-men.
Fazer pontaria um bocadinho para antes do kote e executar o harai sobre o lado direito do shinai do adversário (lado direito dele!)

A coisa ficou-se por aí.

P.S.: Queria só deixar uma palavra de incentivo para todos os que vão combater amanhã em Coimbra. Vocês sabem que, nos outros desportos, o primeiro lugar do campeonato é o último prémio a ser entregue. É esse o mais importante.

Connosco também é assim, só que, nos nossos campeonatos, o último prémio a ser atribuido é sempre o Prémio Fighting-Spirit e esse tanto pode ser para quem se estreia em competição como para quem já participa há dez anos.

Pode ser qualquer um de nós. Tudo o que é preciso é fazer bom keiko.

Bom keiko.

Bom keiko.

Bom keiko.

Gambateeeeee!!!

1.6.06

BUDO PERSPECTIVES VOL. 1


416 páginas que são um autêntico festim.

Talvez uma vez de 10 em 10 anos surja um livro assim.

O Centro de Pesquisa de Estudos Japoneses (Nichibunken) foi criado em 1987, em Kyoto, como um Instituto de Pesquisa Inter-Universitário. O primeiro volume de Budo Perspectives, agora disponível, é o resultado de um simpósio internacional denominado A Direcção do Budo Japonês no Séc. XXI: Passado, Presente e Futuro que teve lugar em Novembro de 2003 no dito Nichibunken.


O Dr. Alex Bennett Phd (à esquerda), kendo rokudan e tradutor oficial do Seminário de Kitamoto de 2005, ajuda Shimojima sensei a explicar a um aluno tailandês (e a um outro português) as particularidades de Nihon Kendo Kata Sanbomme.
Foto: Uehara Kichio sensei.

Uma obra fundamental, editada pelo inevitável e incansável Dr. Alex Bennett, destinada a todos os budokas que preferem dar enfâse à busca dos muitos pontos comuns, ocultos entre os diferentes budo, em vez de apontar as poucas diferenças óbvias.

O melhor é que não devemos ter de esperar 10 anos por outro. Mais uns meses e o segundo volume deve estar a sair.


O livro é editado pelas publicações Kendo-World e só pode ser adquirido aqui:
http://www.kendo-world.com/kw_publications/index.php

TORNEIO DE COIMBRA 2006

É já no próximo sábado, dia 3 de Junho, entre 10h 30m e as 19h 00m que se realiza o Torneio de Kendo de Coimbra 2006.

A prova terá lugar no Pavilhão Multidesportos da referida cidade.

Shinai Check: das 10h 30m às 11h 15m.


O início da prova está marcado para as 11h 30m.

Tal como consta no Artigo 3º do Regulamento Interno para Competições e Selecção Nacional, esta prova conta para o Ranking Nacional 2006 e contribui para apurar a Equipa de Representação Nacional para o ano 2007 e, consequentemente, para o 21º Campeonato Europeu de Kendo em Lisboa.

O resultado do sorteio da competição individual já está publicado no site da APK.