28.6.08

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 107

Sexta-feira, 27 de Junho 2008

Já fazia tempo que não treinava em Lisboa e apesar dos treinos em Faro serem... hum... pois, levezinhos, digamos assim, não me foi muito difícil este retorno (por um dia) ao meu dojo de sempre.
E que belo dia para treinar estava ontem. Depois de atravessar o Alentejo às 2 da tarde com o termómetro do carro a marcar 40 graus lá fora (e lá dentro também, pois o ar condicionado do meu Corsa não funciona), os trinta graus de Lisboa pareciam-me um sinal evidente que me encontrava agora num clima fresco e ameno. No dojo, as novidades não eram muitas: mais um bogu* (estreado ontem) mais dois ou três principiantes (dou-lhes até ao fim do mês?) e de resto, as mesmas caras e a mesma boa vibração de sempre.

Estava cheio de vontade de fazer ji-geiko com o sensei Osaka mas ele está "meio-lesionado" e acabei por nem fazer ji-geiko tampouco. A aula girou toda em torno de kihon, kiri-kaeshi e kakari-geiko.
Bastante energética, foi uma daquelas aulas em que nem temos tempo para ficar cansados e apenas alinhamos sucessivamente nos diferentes exercícios, uns atrás dos outros, sempre a bom ritmo, sempre sem parar... no fim, estava um bocadinho cansado mas as horas que tenho passado no "Centro do Ferro" (grande nome para um ginásio) a malhar, acabaram por valer a pena.

No fim, as palavras do sensei foram dedicadas exclusivamente a um dos géneros de kakari-geiko que fizemos e, por serem uma coisa muito expecífica, não têm grande relevo fora do contexto em que foram ditas.
Assim sendo, vou parar este assunto por aqui e escrever, já de seguida, um outro pequeno texto baseado num pequeno incidente/acontecimento que se passou ontem comigo no treino e que se intitula:


O KENDO SÃO OS OUTROS


Rei

Já várias vezes que vi, em foruns e outras escritas dedicadas ao kendo, conversas e textos relacionados com a etiqueta (rei-ho) no dojo e com os "salamaleques" (como lhe chamam alguns).
Ontem, uma das pessoas mais dedicadas ao kendo que conheço, e das que mais respeito, num impulso muito próprio da juventude, atropelou-me literalmente durante um exercício.

Eu explico, eu tinha acabado de fazer um kakari-geiko e depois de ter sido kakarité, seguindo a prática corrente do nosso dojo, preparava-me para ser motodachi. Quando me virei reparei que já tinha o meu oponente seguinte pronto para fazer o exercício.
Até aqui nada de especial, não fosse o caso de ele já estar em cima de mim e de eu comer imediatamente com um men, "a abrir", e de nem ter tido tempo de me preparar para melhor cumprir o meu papel. Mas a coisa passou, recuperei a compostura e o jovem fez o seu (excelente) kakari-geiko cheio de velocidade e precisão.
No fim, ainda "injectado" de energia, simplesmente virou-me as costas e foi imediatamente ser motodachi de um outro praticante.

Ora, se uma vez ainda passa (é o passas), duas já é demais. Eu sempre fui partidário dos salamaleques "tradicionais" do kendo, mas desta vez, senti como nunca tinha sentido antes, para que serve aquela coisa toda da etiqueta e das saudações e tudo mais.
Se eu não tivesse estado lá ele não tinha feito aquele kakari-geiko. É tão simples quanto isso. Não importa a dedicação que demonstrasse, a vontade de fazer kendo que tivesse, SE EU NÃO ESTIVESSE LÁ, para ser motodachi, ele não faria o kakari-geiko.
Por extensão, pode-se dizer, sem qualquer receio de faltar à verdade, que, se não existir um oponente/colega/motodachi (chamem-lhe o que quiserem) não há kendo.

Se há coisa que o kendo ensina é que somos todos dependentes uns dos outros. E é (só?) por isso que é importante demonstrar o respeito que temos pelos nossos colegas de prática antes, durante e depois do keiko.
E para dar uma ideia de como "o outro" é um factor importante na prática, pensem como fariam kata sozinhos... ou então, nas diferenças que há, por exemplo, em fazer ji-geiko com um colega do vosso nível e com um 7º dan... olha, como o senhor Osaka.

Em resumo, ninguém faz kendo sozinho. Se calhar, sozinho, até se pode fazer alguma coisa parecida, mas essa coisa não é kendo de certeza absoluta.

O nosso kendo são os outros.



*Parabéns Pedro.

23.6.08

TORNEIO DO PORTO 2008

Teve lugar, um dia destes, o Torneio do Porto de 2008.
Da parte do meu amigo Pedro Marques recebi (e muito agradeço) os seguintes resultados, obviamente referentes ao dito evento, ao qual não pude comparecer:

Veteranos
Nuno Ricardo
Alexandre Figueiredo
Henrique Martins
Sérgio Andrade
FS José Freitas

Seniores
Joni Duarte
Pedro Neto
Pedro Gama
Helder Sacramento
FS Pedro Gama
FS Natacha Santos

Muitos parabéns aos vencedores e aos fighting-spirits e a todos os que participaram.
Até Outubro no Torneio de Lisboa. A esse eu tenciono ir.

5.6.08

SÓ VISTO

http://www.youtube.com/watch?v=Q4SHWXQBVL4

Não percam. Nem digo mais nada.

4.6.08

COIMBRA 2008

Pois... lá se foi mais um torneio.
E se os combates foram ferozes durante a tarde, da parte da manhã as coisas não foram menos animadas ao loooooooooooongo da Assembleia Geral. Entre acordos e desacordos, as duas competições previstas lá tiveram lugar. Primeiro, na recente - e polémica - categoria de "Veteranos" e depois, na de "Seniores".
Os resultados estão (finalmente) publicados no site da APK, por isso não faz grande sentido repeti-los agora aqui, 4 ou 5 dias depois da competição. Apenas quero apresentar os meus cumprimentos ao "Sousa" pela sua vitória entre os seniores, que apesar de eu não ter visto combater senão nas pools, tenho a certeza que terá sido merecida. Por isso

PARABÉNS, Ó "SOUSA".

O vencedor dos veteranos não merece parabéns... afinal, perdeu comigo nas pools. Eheheh... ok, vá lá, parabéns Alex.

3.6.08

OS CONTESTADOS


Fotografia: Pedro Neto

Pela primeira vez num torneio da APK foi criada uma categoria (bastante contestada, diga-se de passagem) de "veteranos". Em Coimbra, no domingo, eram 11.

NÃO SEI E NÃO DESCUBRO

Quem ganhou o Torneio de Coimbra na categoria de seniores?

Dois dias depois do torneio:

- O site da Associação Portuguesa de Kendo não diz.
- O site da Associação de Kendo de Coimbra não diz.
- O blog com ligações à Associação de Kendo de Coimbra não diz.
- O forum da e-bogu não diz.
- O forum da Associação de Kendo do Porto não diz (por isso, o vencedor não deve ser de lá).
- O secretário da APK, a quem enviei um pedido de informação, não diz.

Enfim... vá lá que vivemos na era da comunicação.