25.5.04

A MENSAGEM É CLARA.

Devemos praticar as técnicas base do kendo até aos 50 anos. Assim, essas técnicas passam a fazer parte de nós. Muita gente pensa que os fundamentos são apreendidos nas primeiras fases do treino de kendo. Esse é um erro muito comum. Muitos “enterram” os fundamentos no seu subconsciente e nunca mais voltam a pensar neles uma segunda vez. Levei 50 anos para aprender os fundamentos do kendo e para que eles passassem a ser parte do meu corpo e do meu espírito. Não entrei na verdadeira disciplina do kendo senão aos 50 anos. Isso porque estava determinado a praticar kendo usando a minha mente.
Aos 60 anos, as costas e os membros inferiores enfraquecem. A mente pode complementar a fraqueza do corpo. Pratiquei kendo (nessa altura) utilizando a mente para compensar a minha fraqueza física.
Aos 70 anos, todo o corpo enfraquece. Então, eu pratiquei para tornar a minha mente imóvel e imperturbável. Quando a mente permanece imóvel e concentrada, tal como um espelho, ela reflecte a mente do adversário. Tentei sempre manter essa concentração.
Quando cheguei aos 80 anos a minha mente tornou-se imóvel e concentrada. Aspiro a eliminar todos os pensamentos que possam interferir.
Mas admito que ainda me ocorrem distracções ocasionais.

Mochida Moriji 10º dan Hanshi. (1885-1974)


THE MESSAGE IS CLEAR.
You must practice the fundamentals of kendo until you’re fifty. The basics then become part of you. When you think of the basics, they are often assumed to be something that was mastered in the early stages of a kendo career. This is a misconception. Many people bury the fundamentals deep in their minds without giving them a second thought. It took me fifty years to learn the fundamentals, and to make them part of my body and soul. I did not enter the true discipline of kendo until I was fifty. This was because I was determined to practice kendo with my mind
When you’re 60, your back and your legs begin to weaken. The mind will complement the weakness of the body. I practiced kendo by using my mind to compensate for my physical weakness.
When you’re 70, your all body begins to weaken. I practiced to make my mind immovable and not to be disturbed. When the mind is immovable and focused, it will reflect the opponent's mind like a mirror. I’ve tried to retain this focus.
When I reached 80, my mind became focused and immovable, I seek to eliminate interfering thoughts.
I admit that I have occasional distractions.

Mochida Moriji 10th dan Hanshi. (1885-1974)

Sem comentários: