18.12.09

DELEGAÇÃO DA AJKF VISITA O NOSSO PAÍS

Entre os dias 15 e 19 de Janeiro uma comitiva da All Japan Kendo Federation visitará o nosso país.

Os senseis Matsunaga
(8º Dan), Kondo (8º Dan), Kakehashi (8º Dan) e Higashi (8º Dan) estarão entre nós para participar nas comemorações do 150º Aniversário do Tratado de Amizade Portugal-Japão.

Para saber tudo - acerca dos horários e locais de treino - visite a página oficial da APK.

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá Usagi.

Vc retirou o post anterior. Justo cobrar, mas em que tom é o certo?

Nossa, que inveja, vcs tem tantas visitas de grandes mestres. No Brasil é raro, nunca tive a oportunidade de estar perto de um 8o dan, somente no Mundial.

Tenha um bom fim de ano e nào deixe de treinar!

Usagi-san disse...

Independentemente de concordar ou não com o que disseste... o que mais me "chocou" na tua mensagem foi o final:
"... e não deixe de treinar".
Tem piada como essas coisas acontecem, pois acho que pela primeira vez - em muitos anos de prática - estou a pensar seriamente em deixar o kendo.

Tu és de condomblé ou de macumba ou coisa assim? ;-D
Caraca meu.

Anónimo disse...

Sigo o seu blog há algum tempo. (O melhor de Kendo e um dos melhores de AM em Portugal).
Sempre falou do Kendo com bastante paixão.
Tem a sua própria escola.
E agora vai abandonar?
Confesso que não esperava...

Anónimo disse...

Bom, algumas particularidades do português de Portugal e do Brasil me confundem um pouco no seu post... mas enfim, permita-me contar uma história.

Tb sou graduado em Taekwondo pela WTF. No Brasil, existem majoritariamente 2 grandes federações que disputam o poder político e privilégios esportivos para seus atletas. Para se tornar Shodan em qualquer uma delas, é necessário se filiar e pagar altas taxas, juntamente com o exame que é mto caro (tudo deve dar uns U$ 500 - o que é MUITO dinheiro no Brasil).

Eu sou "ikkyu" (faixa vermelha) e estara a 2 exames de me graduar Shodan. Resolvi não fazê-lo, por motivos econômicos (preços), esportivos (não gosto de competição) e técnicos (as federações oferecem pouquíssimos cursos, de vez em NUNCA sobre formas, técnicas de competição e NUNCA sobre defesa pessoal). Nesse sentido, pagar altas taxas de exames e anuidades federativas é investir no nada. Daí minha desilusao com esse sistema que prioriza o esporte e somente atletas de elite (as vezes, nem isso). Então, prefiro não estar ligado a tais entidades e treino pela minha própria satisfação...

Seria algo equivalente seu desabafo?

Anónimo disse...

Que o facto da APK não estar a cumprir com o que deveria de ser seu dever e objectivo seria de esperar, pois raremente uma estructura capitalista se preocupa muito com a provincia mas tal desrespeito pelos federados não deve ter influência numa decisão de deixar de treinar. Embora a degradação seja algo triste a ver há que viver para ver e esperar por melhor.