30.10.03

São aquelas pequenas coisas 2

Lá vamos nós de novo. Então, como eu dizia, o mais interessante na "linguagem kendoística" (Ouviram? É o Roland Barthes, o semiólogo, a dar voltas na tumba) não é a variedade do discurso em si, mas as pequenas coisas que, todas juntas, acrescentam uma riqueza à linguagem que passa, a maior parte das vezes, completamente despercebida ao espectador menos esclarecido.
Aliás, desde o primeiro momento de contacto com o kendo, é notório por parte do instrutor o ênfase dado aos pormenores. Quando se aprende karate, por exemplo, o ênfase é colocado no aspecto e nos objectivos globais da técnica. Esta existe a um nível macro-técnico, vamos chamar-lhe assim, e a maior parte das vezes assim permanece. No kendo, pelo contrário, o aspecto macro-técnico praticamente só existe no primeiríssimo momento de contacto com a técnica: isto é "DO" e "DO" é um ataque ao tronco. Pronto, o aspecto macro-técnico está concluido; agora vamos ao que interessa, o nível micro-técnico: o pé esquerdo deve chegar assim, o braço esquerdo deve começar aqui, acabar ali... ah, e o espírito... nunca esquecer que ki ken tai ichi: (ki) o espírito, (ken) a espada, (tai) o corpo, (ichi) uno, ao mesmo tempo.

It's those small things 2
So here we go again. As I was saying, the most interesting thing about the "kendoistic language" (hear that? That's Roland Barthes the semiologist rolling in his grave) it's not the variety of the speech in itself, but all the small things that, once put together, add a richness to the language that goes, for most of the times, unnoticed to the less informed spectator.
In fact, from the first moment of contact with kendo it is always flagrant the emphasis instructors give on details. When you learn karate, for instance, emphasis is always on the global aspects and aim of the technique. It exists at a macro-technical level, let's put it this way, and it remains like that most of the time. In kendo, on the opposite, the macro-technical level exists practicly only in the very first moment of contact with the technique, like: this is "DO" and "DO" is a body strike. There, the macro-technical aspect is concluded; now let's get to what matters here, micro-technical aspect: your left hand starts here and ends there, you right foot goes like this, never that far... ah, and there's the spirit... never ever forget ki ken tai ichi: (ki) the spirit, (ken) the sword, (tai) the body, (ichi) united, at the same time.

Sem comentários: