8.9.05

BOKUTO NI YORU KENDO KIHON-WAZA KEIKO-HO 3

Mas o que é que têm essas técnicas de tão especial? Perguntarão os (poucos) que acompanham estas minhas, e cada vez menos frequentes, escritas.
A verdade é que o Bokuto Waza (BW), chamemos-lhe assim, permite ter uma maior e mais profunda, "consciência" do funcionamento da espada. O BW foi criado, segundo reza a história, com o objectivo de dar às gerações de kendokas mais novas, cada vez mais absorvidas pela componente desportiva do shinai kendo, uma perspectiva quase que histórica*, que em última análise se reflectirá numa utilização mais correcta do shinai.
Resumindo, é a necessidade de conhecer do passado com vista a melhorar o futuro.
Funciona? Não sei o que lhes dirão os outros. Eu, ao fim de apenas oito dias, senti uma diferença brutal na maneira como o meu shinai kendo funciona, ou melhor, como deveria funcionar, porque não é fácil.

* Ousaria dizer que foi o mais próximo do kenjutsu que alguma vez me senti.

Voltaremos ao assunto.

3 comentários:

Pedro disse...

Saudações!
Não sei se a minha pergunta é um pouco arriscada, mas queria saber se não haveria hipotese de dares uma "luzes" sobre essa prespectiva de BW? Compreendo que não seja a mesma coisa que ir a Kitamoto, no entanto seria bom para pessoal mais jovem que não tem essa oportunidade.

Usagi-san disse...

O melhor que te consigo arranjar, via internet, é esta página: http://www.mushinkankendo.com/kendo_kihon_waza.html. Aí encontrarás, miseravelmente video(foto)grafadas, diga-se, todas as sequências que compõem o dito cujo bokuto waza. segue os links, em baixo na página de abertura, e podes ter uma ideia do que é o BW.

jorge disse...

Olá!Como é o primeiro comentário, não posso de deixar de dar-te os meus parabéns pelo blog, está excelente, e poderá dizer-se que para um kendoca minimamente interessado em algo mais que apenas "andar à paulada", será uma óptima referência para colmatar algumas lacunas de "teoria do kendo", e tudo o que com o kendo se relaciona.

Quanto ao "BW", achei muito interessante, será preciso chatear-te muito para mostrares qq coisa, mesmo que seja antes do treino?
Grande abraço