2.11.06

PEQUENO DICIONÁRIO JAPONÊS-PORTUGUÊS (ÀS VEZES) ILUSTRADO DE KENDO - B

Battō (v.) 1. Desembainhar a espada. 2. Desembainhar o bokuto antes de executar kata. 3. Desembainhar o shinai antes de praticar ou competir.

Bō-gyo (v.) 1. Escapar a um ataque. (pode-se escapar de um ataque usando um bloqueio com o shinai, um movimento corporal ou ashi-sabaki.) 2. O acto de desencorajar um opositor de atacar através do uso de intimidação.

Bokken (subs.) Ver Bokutō.

Bokutō (subs.) Espada feita de madeira (normalmente de carvalho). / Também Bokken ou Kodachi.

Bu (subs.) 1. O significado original do símbolo chinês Bu é “marchar com a armadura na mão", ou "atacar em frente". 2. Referente a artes marciais/militares. Durante o período Edo, devido a uma grande influência do confucionismo chinês, o significado de Bu passou a ser traduzido como o resultado da junção de dois outros símbolos : hoko (arma) e todomu (parar) o que significaria "parar as armas", e desde então é visto como um símbolo de pacifismo.

Bu-dō (subs.) 1. Doutrina da classe militar japonesa. 2. Budō também se refere ao código de conduta militar e às artes militares, Bujutsu. 3. Hoje, a definição de Budō abrange as seguintes artes marciais: Kendō, Judō, Kyūdō, Sūmō, Naginata, Aikidō, Karatedō, Jū-Kendō e Shōrinji-Kenpō.

Budōjō (subs.) Ver Budō-kan.

Budō-kan (subs.) 1. Sala ou edifício destinado à prática das artes marciais. (Pode ser um centro que permita a prática de todas as artes marciais ou criado especificamente para uma só.) 2. A Fundação Nippon Budōkan é frequentemente designada aepnas por Budōkan. (Antigamente, o termo Budōjō era usado em vez de Budōkan).

Bu-gei (subs.) 1. Artes marciais/militares. (O símbolo chinês Gei implica uma preparação mental e física cultivation através de treino técnico). 2. As ideias relativas ao desenvolvimento mental e físico inerente às artes marciais.

Bugei-jūhappan (subs.) As 18 disciplinas diferentes que faziam parte do Bugei.

Bu-jutsu (subs.) Ver Bugei.

Bu-toku-den (subs.) A sala de artes marciais do templo Heian Jingu em Kyoto, construido pelo Dainippon-Butokukai.

Butokusai (subs.) Cerimónia e festival para o desenvolvimento das artes marciais. (Em 4 de Maio de 1899 (Meiji 32), o Butokusai teve lugar no Templo Heian Jingū. Com a fundação da All Japan Kendō Federation em 1953 (Shōwa 28) o festival renasceu e faz agora parte do Kyōto-Taikai que se realiza todos os anos na mesma data e locais).

Byō-ki (subs.) 1. Estado de saúde debilitada. 2. No Budō, focar a concentração apenas num determinado ponto, interrompendo a fluidez natural da energia e do espírito. (Quando um competidor perde fluidez ao preocupar-se apenas em ganhar, resultado de demasiada concentração na escolha das técnicas e de muita tensão; demasiada preocupação que impede a resposta natural durante o combate). Ver Shi-kai.

Sem comentários: