7.2.07

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 40

Quarta-feira, 7 de Fevereiro 2007.

Que lhes posso eu dizer que ainda não lhes tenha dito???
Ou, melhor ainda, que nos pode ele dizer que não nos tenha dito ainda?

O treino de hoje, desculpem a expressão, foi do caraças.

Vejam só, back to basics:
Tai-so... shomen-suburi... sayumen-suburi... seiza... kirikaeshi (bué)... kakari-geiko (buéreré)... kirikaeshi (50 sem parar). Seiza... e já está.

Nas suas palavras finais Osaka sensei encorajou as hostes a fazer sempre "kirikaeshi bonito". Só assim, diz ele, o nível do nosso kendo pode subir.
Especialmente na última série do dia (mesmo que seja uma série de 50 como hoje), o último shomen deverá ser sempre forte e bem marcado... como se fosse ippon.

Mais fácil de dizer do que de fazer.

Tou feito em papa... e ralada.

Até segunda, pois que sexta-feira há reunião da Assembleia Geral e não há treino.

4 comentários:

Kodomo disse...

:) o treino foi de facto espectacular e apesar de hoje a minha prestação ter sido um desastre, fiquei muito contente com o facto de ter conseguido arranjar forças suficientes para sair do quentinho de casa, passar 1h30 no transito, a chover imenso...para me dirigir à Escola Patricio Prazeres.

Ainda bem que o fiz :) Custou imenso e tou desfeito em papa...mas pra próxima corre melhor :P

Abraço

Usagi-san disse...

idem idem.

Nuno Gomes Ricardo disse...

A curiosidade científica está aqui a apitar... Digam lá mais... Kirikaeshi e kakarigeiko quantas vezes? Frente a frente ou com motodashi fixos? Kakaregeiko de quantos segundos? Vá lá digam coisas...
Grande abraço

Usagi-san disse...

Tudo com motodachis "rotativos". Mas, no máximo, quando acabavas de ser motodachi, e ias para uma das filas, esperavas que o que estava a fazer acabasse... e era a tua vez.
O número é muito difícil de dizer foi... bué.
Mas o melhor foi a nova regra instituida pelo sensei, há dois treinos atrás pr'aí, e que é a seguinte: quem decide a duração de cada kakari-geiko é o kakarité (!!!) e não o motodachi ou o sensei.
Sabes que tens de fazer pelo menos 4 passagens.. mas tu é que decides quantas fazes MESMO.
E é vê-los a não querer dar parte de fraco e a esfalfarem-se que nem uns doidos... (então se o teu motodachi for o senhor japonês...)