30.4.08

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 105

Segunda -feira, 28 de Abril 2008

Já nem sei há quanto tempo não treinava... uma semana ou duas?... quer dizer, tirando os treinos de Faro aos sábados, claro.

Mas enfim, lá fui eu até ao Alto do Varejão, uma vez mais encontrar-me com o meu destino.

E foi um keiko até nem muito pesado. Geri os meus "problemas físicos", o fôlego e o tornozelo marado, de maneira bastante consciente e, no final, fiquei mais ou menos contente com o meu (fraco) desempenho.
50 sho-men suburi a abrir, mais 50 sayu-men e mais 50 choiyaku logo a seguir ao taiso, só para "acabar de aquecer".
Kirikaeshi e do-kirikaeshi; men e kote-men a passar; men tai-atari do (4 vezes) e men a passar; renzoku men; renzoku kote-men. Kirikaeshi e fecha a loja.

No fim, o sensei chamou-nos a atenção sobre a maneira correcta de executar kote-do. E disse-nos que depois de executar o kote o shinai deve passar em frente da cara do adversário enquanto sobe.
Vantagens? Duas só assim de repente:
1 - a confusão causada ao opositor que não compreende o que se vai seguir, visto que o shinai no alto pode dar origem a qualquer ataque (menos tsuki, claro);
2 - não denunciar o ataque em do, visto que o shinai não se encontra numa posição lateral, mas sim ao meio;

Por incrível que possa parecer esta pequena explicação pode ter-me oferecido um dado essencial para que eu sinta melhor o meu kote-do que, diga-se a bem da verdade, nos últimos tempos anda nas ruas da amargura. No próximo treino, verei.

Sem comentários: