12.9.06

O KENDO É LINDO.

A vertente desportiva do kendo é, a meu ver, uma das mais interessantes formas de demonstrar a vitalidade (ainda) existente nesta incrível actividade de que tanto gostamos.

A foto acima refere-se aos 23º Campeonato Japonês Inter-regiões de Kendo para "Donas-de-casa", que se realizou no Budokan deTokyo a 17 de Julho de 2006.

Quantas outras artes marciais se podem orgulhar de semelhante coisa?

Da competição que, creio, só se realiza por equipas, ficam para a história deste budo verdadeiramente adulto, os seguintes resultados:

1º lugar: Mie
2º lugar: Tokyo-A
3º lugar: Kagoshima and Fukuoka

Fighting Spirit: Gifu, Saitama, Osaka and Hiroshima

Cada vez gosto mais de kendo.

4 comentários:

andre disse...

rei

Com o fenómeno "donos-de-casa" em tendencia positiva no Japão (algo impensável há uns tempos atrás) será que esta competição não abrirá uma secção masculina?

Faz pensar que os tempos mudam mesmo. Até mesmo nos recantos mais tradicionais. Por alguém achar que o Sumo *talvez* [ênfase acentuada] podesse ser aberto às mulheres (e só de abrir essa frincha de infinitésima possibilidade) houve síncopes pelo Japão inteiro...

Não sei porquê mas estas mudanças acabam sempre por ser uma questão de tempo...

rei

Usagi-san disse...

Sabes, o que eu acho mais interessante neste campeonato é a profundidade a que o kendo consegue permear o tecido da sociedade japonesa.
Tu hoje encontras campeonatos nacionais de kendo de escolas primárias até universidades, de empresas, da polícia, dos bombeiros, enfim... até das donas-de-casa.
Não sei se é um campeonato bom de se ver. Mas só facto de existir acho que já é fenomenal.
Sei que há um monte de condições que as participantes têm de cumprir para puderem ser consideradas como donas-de-casa.

Anónimo disse...

Prezados amigos

Sou brasileiro com processo de nacionalidade portuguesa em andamento e com grandes possibilidades de ir viver em Portugal. Moro no Japão há muitoas anos e pratico kendo já há 6 anos. Agora reiniciarei os treinamentos em Shiga-ken.

Na realidade encontramos diversas categorias de campeonatos de kendo, além das categorias por idade.as categorias a que se referem existem, pois pessoas que a elas pertencem se empenham ao kendo em ritmos diferentes...um operário dispõe de pouco tempo para treinar.uma dona-de-casa tem inúmeras obrigações e acaba por não poder se dedicar tanto, se fosse competir com uma atleta dedicada seria pouco proveitoso. Logo, as diferentes categorias visam estimular os participantes garantindo ao máximo o nível de capacidade dos participantes tornando os torneios bem interessantes. Todos promovem diversão interessantes e oferecem exceletes combates nos grupos que disputam as finais.

Abraços aos amigos portugueses que praticam kendo.

dbthome disse...

eu não ia postar em anônimo...desculpem