6.3.08

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 101

Quarta-feira, 5 de Março 2008

Voltei hoje a treinar.
Depois de um mês afastado devido a compromissos profissionais, voltei finalmente.
O Joni já me tinha dito que as coisas andavam ao rubro ali pela Patrício Prazeres. E a verdade é que o treino de ontem foi bastante intenso. Do aquecimento, saimos directamente para men-tsuke e foi um rodopio até ao fim.
Kirikaeshi(s), 10 men a passar ("como se fosse kakarigeiko", disse ele) depois 10 kote-men (mesma coisa), 10 kote-do... e depois veio parte boa.
Men uchi contra um motodachi de uma ponta à outra do dojo, mas no sentido do comprimento do mesmo, não da largura como é hábito fazer tudo. Rápido... e depois o mesmo para kote.men, e depois igual para... hiki-men.... e ainda... hiki-men+hiki-do...

Dói. É tudo o que tenho para dizer. Dói.

No final, as poucas palavras do sensei Osaka foram dedicadas a incitar-nos a tomar mais atenção, para que façamos sempre coincidir o fumikomi-ashi com o momento do datotsu. Ou seja, afinar ki-ken-tai no ichi. No momento do impacto, tudo deve estar em uníssono. O espírito, a espada e o corpo tudo bate ao mesmo tempo, e para que o corpo não chegue atrasado a este rendez-vous é preciso fazer o quê?
Lá está, fumikomi-ashi bem feito.

Sem comentários: