11.3.08

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 102 E 103

Segunda-feira, 10 de Março 2008

São impressionantes por vezes as coisas que o senhor Osaka repara. Bom, também deve ser por isso que ele é 7º dan e nós não.

No fim do treino de hoje ele chamou-nos a atenção para algo que muita gente faz erradamente e nem repara. Melhor ainda, algo que muita gente faz de maneira errada, convencida que é uma daquelas coisas que está a fazer bem.

Refiro-me àquele pequeno passo, aquele gesto de "entrar na distância" antes de começar a fazer kirikaeshi.

Nem toda a gente o faz. Em princípio, quem o faz são pessoas a quem, já tendo passado a fase de principiante, lhes é dito que, para fazer um kirikaeshi mais correcto, se deve começar de to-ma (de uma distância maior), entrar na distância certa e, em seguida, executar o primeiro dos 21 men que compõem um kirikaeshi normal.

Ora dizia o dito senhor, e com razão, que muitas vezes ao entrar na distância, "entramos demasiado". Isso significa que, se por um lado começamos correctamente em to-ma, ao entrarmos demasiado (muito "espírito"?), já nos vamos encontrar numa situação (incorrecta) de chika-ma.
O resultado é um men executado com a parte central do shinai; mal executado, portanto.
E isto é bastante interessante. Como o objectivo de fazer mesmo bem um gesto, nos pode inconscientemente levar a executá-lo bastante mal.

Resumindo, arrancar para kirikaeshi de to-ma, sim definitivamente, mas ter atenção ao tamanho do passo para não passar da distância de issoku itto no-ma.

Nota mental: juntar mais esta às preocupações pré-existentes, antes de começar cada kirikaeshi.


Quarta-feira, 12 de Março 2008


Nesta quarta o senhor Osaka, um pouco parco em palavras, disse-nos apenas, e mais uma vez, para fazermos coincidir o momento do impacto do shinai com o fumikomi-ashi.
Porquê? Ver post 101.

Abayo.

2 comentários:

Kenshin disse...

Fantástico Joaquim! Sinto isto mesmo quando estou a fazer de motodachi contra alguns kakarités,entram demasiado e depois a parte do men que bate é a central e vêm tanto de encontro a nós que quase é taiatari,eu tento pelo menos ficar á distância certa,mas lá está na minha cabeça posso estar a fazer bem e a pensar que as distâncias estão correctas mas podem não estar... abraço!

Usagi-san disse...

Sabes, isto eu ACHO que não faço mal. MAS tb há mita coisa que ACHO que estou a fazer bem até ao dia em que... ups, afinal...