6.10.08

TORNEIO DE LISBOA 2008

Foto Nelson

Pois lá se passou mais um evento do Campeonato Nacional de Kendo, desta vez o Torneio de Lisboa, tal como vem acontecendo nos últimos anos, integrado nas Seixalíadas.

Houve coisas muito boas neste campeonato e outras que não me agradaram tanto.
Uma promessa vos faço no entanto e desde já, e essa é que, alegrem-se meus amigos, não tenciono voltar a arbitrar.

Acho que a barraca que dei (???) neste último torneio foi suficiente para os meus próximos anos.
Se calhar a culpa até foi minha. Confesso que não (me) é fácil fazer os meus combates e a seguir ainda ir passar alegremente uma ou duas horas a arbitrar, em pé, e com pouco mais que uma sandes no bucho e uma coca-cola (passe a publicidade). Mas os outros fazem-no? Até pode ser verdade, mas eu decidi que não faço mais.
Podia tecer mais algumas considerações acerca do assunto, mas não estou nada satisfeito com o rumo que os acontecimentos levaram no sábado, e como não quero dizer algum disparate maior que o habitual, vou ficar por aqui.

Tenho muita pena se a minha prestação como árbitro prejudicou alguém (Joni e/ou Gama) e se tal aconteceu peço-lhes imensas desculpas, com a certeza porém que, tal como referi no começo deste post, TAL NÃO VOLTARÁ A ACONTECER.

Não peço porém, desculpas a MAIS NINGUÉM se não aos supracitados, nem à APK, nem sequer aos meus colegas de arbitragem.

E como já estou a ficar com uma certa neura, vou limitar-me a enunciar os resultados do campeonato e a fechar este post de seguida:

Veteranos:
1º lugar - Alex Figueiredo (AKL);
2º lugar - Nuno Serrano (AKL);
3º lugar - Henrique Martins (AKC);
3º lugar - eu (AKL).

(Ranking nacional de veteranos: Alexandre Figueiredo em 1º lugar [26 pontos], seguido de Henrique Martins e Nuno Serrano [21 e 20 pontos respectivamente].)

Seniores:
1º lugar - Joni Duarte (AKL);
2º lugar - Luis Sousa (AKL);
3º lugar - Helder Sacramento (AKP);
3º lugar - Pedro Gama(AKP).

Fighting Spirit(s) - Humberto Oliveira (AKC) e Ken Pereira (AKL)

(No ranking nacional de seniores, Joni Duarte é 1º [24 pontos], seguido de Luis Sousa e Helder Sacramento[22 pontos ambos].)

Já está.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Joaquim,

é complicado fazer shiai, é dificil marcar ippon, é lixado ser Shimpan.(imagino)

Quando o Kote cai ao lado, quando o Men sai curto, quando o Zanshin ficou esquecido apesar de termos levado tantas vezes na cabeça... Falhamos, e falhamos vezes sem conta.Porquê apontar o dedo a outros?

Quando faço Shiai sinto que estou a treinar, nada mais. E aqueles três senhores com "bandeirinhas" estão lá para me ajudar. Se não estivessem, nao havia "festa" para ninguém.

Por isso, e se não for um transtorno muito grande :p, gostaria que o Sr.Coelho continuasse o bom trabalho, até porque não me parece que alguém vá a correr para a linha de fogo.

Os competidores, com alguma sorte, fazem 6 combates, os Shimpan fazem 50??? Quem sabe fazer melhor que se chegue à frente, e atire a primeira pedra...

Por isso, meu caro, desculpas não aceites, elas nunca deviam ter sido pedidas.

Grande abraço,
Pedro.

Ah, e para a próxima, vamos ver se arranjamos aqui no Porto alguma coisa para forrar o estomâgo.
Uma francesinha seria talvez demais? :)

Usagi-san disse...

Bom, infelizmente as coisas parecem-me um bocadinho mais complicadas do que o teu (amável) comentário.

E quanto mais penso nisso, mais me parece que a minha decisão é a melhor coisa que posso fazer. O facto é que não me sinto nada confortável com a ideia de poder estar a prejudicar os participantes de um torneio com uma má arbitragem.
É que eu também sei o que é estar nessa posição e ser prejudicado.

Até sábado passado, eu tinha a consciência que, não sendo brilhante a minha arbitragem era, pelo menos, aceitável, e que as minhas decisões tomadas durante os combates eram, no mínimo, defensáveis. E era isso que me mantinha minimamente tranquilo.

Hoje não tenho tanta certeza.

Isto ainda nunca tinha sido trazido para a baila, mas a verdade é que ser shimpan também se treina.

E eu não tenho treinado.

Peter disse...

Boas,

Mais fotos do torneio, existem?
Onde?

abraço!

Usagi-san disse...

Pá, o Nelson tirou algumas 200 fotos, segundo consta... eu vi umas 10 ou 12. Logo à noite ponho uma ou duas aqui.