11.5.04

MUSASHI, QUAL MUSASHI? (2)

Já aqui referimos no 1º post dedicado a este tema algumas das "inverdades" que têm sido tidas como factos e repetidas ao longo dos tempos acerca de Miyamoto Musashi (M.M.). Hoje, para concluir, vamos falar um pouco acerca daquelas coisas menos referidas acerca do nosso samurai favorito de todos os tempos.
Se toda a gente sabe (?!?) quem era M.M. apenas alguns mais interessados estarão a par do uso que o mesmo fazia das duas espadas: a longa, a katana, e a curta, denominada wakizashi. E também aí existem alguns mitos, pelo que seria bom deixar alguns "avisos à navegação". Por exemplo, M.M. NÃO INVENTOU o uso das duas espadas em combate. O uso do Wakizashi era natural quando o guerreiro se encontrava cercado de inimigos no campo de batalha.
O que Musashi fez, sim, foi sistematizar, codificar um método de combate, método esse, criado de forma a optimizar o uso das duas espadas pelo samurai.
Interessante é que nunca se imagina, quando se refere o uso de dois sabres, aquela que seria a técnica mais natural: o lançamento do sabre curto. M.M., por seu lado, não só pensou no caso, como elaborou também uma forma particular de lançar o wakizashi. Segundo um documento existente: "Musashi era capaz lançar o sabre curto e trespassar um peixe num riacho."
E essa técnica de lançamento sobreviveu ao seu criador; é ainda hoje ensinada em algumas escolas de espada japonesa inspiradas pelos ensinamentos de M.M., e é conhecida sob o nome de Musashi-ryû shuriken.
Nessas escolas, o praticante destro usa naturalmente o sabre curto na mão direita. Claro que a técnica de lançamento do sabre curto é sobretudo eficaz quando o adversário ignora essa possibilidade.
No tempo dos samurais se, durante um duelo, um dos participantes usasse o sabre curto na mão direita, o outro desconfiaria naturalmente de um eventual lançamento. Mas se o usasse na mão esquerda, isso já seria com toda a certeza menos provável.
Pormenor final: diz-se, e parece ser o mais provável, segundo alguns historiadores, que Miyamoto Musashi... era canhoto.

bibliografia utilizada
"Miyamoto Musashi" de Kenji Tokitsu
Editions DesIris, Méolans-Revel 1998.

"Musashi" de Eiji Yoshikawa
Editions J'ai Lu, Paris 2002.

"Kendo, it's philosophy, history and means to personal growth" de Minoru Kiyota
Kegan Paul International Limited, London, New York 1995.

Sem comentários: