7.5.04

O QUE É ZANSHIN?

Zanshin é tudo no kendo. É um estado de atenção extrema a tudo o que nos rodeia. No kendo, Zanshin está directamente relacionado não só com a acção propriamente dita, ou seja, com uma boa postura durante a prática das técnicas, mas também com o antes e o depois das mesmas.
Isto tudo quer dizer o quê? Que "estado de atenção extrema" é esse? Se eu utilizar a palavra TRANSE possivelmente muitos ficarão chocados e chamar-me-ão místico, mas essa é talvez uma das melhores maneiras de definir. Eu explico. Transe não significa aqui, um estado de exaltação sensorial em que o kendoka sua, baba-se abundantemente e diz baboseiras a torto e a direito, nada disso. O transe a que me refiro é mais próximo de situações que todos nós conhecemos bem. Quem já foi forçado a conduzir um automóvel durante uma grande viagem nocturna, talvez nunca se tenha apercebido do estado próximo do transe em que se encontrou.
Esse é o "estado de atenção extrema" a que me refiro. Essa zona de consciência em que nos encontramos, onde, apesar de tudo o que a situação requer constantemente de nós, não deixamos de ser capazes de falar com quem nos acompanha, de ligar o rádio, de comer, etc, etc.
ISSO É ZANSHIN.
OK, então e essa história do "antes e depois da prática"?
Iwatate Saburo, 8º dan Hanshi, diz que Zanshin se manifesta logo no momento em que o kendoka saúda o oponente. Continua quando executa sonkyo e na maneira como se levanta depois de "desembainhar" o shinai. Ainda durante a prática, e mesmo sabendo que não está a desempenhar tão bem como habitualmente, Zanshin manifesta-se no modo como persevera e mantém a concentração. Depois da prática, a maneira como guarda o shinai e se retira, como saúda aquele com quem praticou e até como se retira da área de prática, seja shiaijo ou dojo, tudo isso deve reflectir, emanar Zanshin.

Sem comentários: