7.5.07

CAMPEONATOS DA EUROPA DE KENDO 2007: CRÓNICA DA VITÓRIA DE PORTUGAL.

Este texto foi concluído na quarta-feira, 10 de Janeiro de 2007, às 16h:22m:23s.

Disseram-me: “Escreve um texto para a revista Kendo-World sobre o kendo em Portugal e os campeonatos da Europa de 2007... e despacha-te.”

E cá estou eu, enfrentando a tradicional folha em branco, cada vez com menos tempo para resolver a situação. A noite vai já avançada e a musa parece estar em vias de ser declarada como shiai-funo-sha (ausente, incapacitada para o combate).
Não fosse o facto de ser uma folha digital, e não de papel verdadeiro, e o cliché não poderia ser mais completo.

Para desanuviar atiro-me para cima do sofá e tento fazer divergir os meus pensamentos. Ligo a TV.
Num dos canais estatais, no telejornal da meia-noite, o pivot conversa com dois comentadores “especializados” em desporto sobre as possibilidades da selecção lusitana nos próximos campeonatos da Europa de kendo, os quais se realizarão em Abril de 2007 na capital portuguesa....

zap... salto para o outro canal estatal e um eminente historiador traça o percurso do kendo em Portugal, desde os primeiros tempos, no princípio dos anos oitenta. Sistemático o catedrático leva-nos ao tempo em que um pequeno núcleo de praticantes do então Budokan de Portugal, mais tarde liderados por Karan Tetsuo (7º Dan Kendo, 5º Dan Iaido) natural de Miyazaki, Kyushu, iniciaram uma prática regular da esgrima japonesa... “foi neste mesmo lugar, neste mesmo dojo, corria então o ano de 1986, que Karan Tetsuo...”

zap... primeiro canal privado... representantes das claques apoiantes das diferentes associações nacionais de kendo, discutem as ídiossincrasias dos kendokas do sul comparativamente com as do centro e norte do país... entra bloco comercial... “Agora em DVD, toda a emoção do último campeonato nacional de kendo. Duas horas com os melhores ippons, os momentos mais dramáticos e mais decisivos da temporada....e a alegria dos vencedores apurados para a selecção do Euro 2007. Tudo num fantástico DVD, por apenas...“

zap... segundo canal privado... uma entrevista, em repetição, de Masakiyo Osaka sensei: “Quais foram as suas primeiras impressões quando chegou a Portugal em 1989, e como via a prática do kendo nesses tempos, comparada com o sucesso que o mesmo tem hoje?”... já vi isto antes... ele era godan na altura, depois mostram-no, já rokudan, a receber uma medalha comemorativa dos seus quinze anos de prática em Portugal...

zap... Canal de História: numas imagens de arquivo referentes ao Campeonato da Europa De Kendo de Bern, 2005, o presidente da Associação Portuguesa de Kendo (APK), Dr. Nuno Serrano, recebe o estandarte da EKF, como prova de compromisso da APK para a realização, em Lisboa, dos 21ºs campeo...

zap... SportTv... você vai poder assistir em directo e na integra, só aqui na SportTv, ao acontecimento desportivo de 2007. Contacte já a CableTv e assine este Pay-Per-View Especial Kendo 2007...

zap... canal de vendas...
- ... mas não é só, Jim - que dobragem horrível - ao adquirir este fantástico bogu, made in Taiwan, sabes o que é que podes ganhar?” – mas Jim não sabe, Jim não faz a mínima ideia. - pois então, seis bio-shinais, seis...
- Seis Jack? Seis bio-shinais?
- Sim Jim, mas há mais:
- Que é que queres dizer com isso, Jack?
- Olha para ali. – Jim está espantado, custa-lhe a acreditar, mas Jack não pára - vês esta caixa de DVD’s? – Jim acena e agora até eu fico curioso - é o DVd triplo da autoria de Chiba sensei... - dou um salto, o comando cai ao chão e o aparelho de TV desliga-se repentinamente.

Agarro-o rapidamente e parto em busca do DVD triplo de Chiba sensei.
Ligo de novo no canal onde estava sintonizado, mas tudo o que se me depara é um debate sobre a presumivel (e ilícita?) apropriação e utilização por parte da comunidade gay da imagem de um conhecido jogador de futebol português ao serviço do Manchester United.
“Zapo” com toda a minha energia, mas em vão. O Canal de História fala agora das rivalidades entre o Real Madrid e o Barcelona, nos canais portugueses, em todos eles, discute-se o resumo e os golos da jornada do fim-de-semana...

A minha desilusão só tem comparação com a tristeza que sinto. Apercebo-me que tudo não passou de um sonho e volto com esforço para o computador.

A folha ainda lá está, na mesma.

O meu problema mantém-se: como explicar a toda uma comunidade internacional a importãncia que um evento como um campeonato da europa tem para os praticantes de um país como Portugal? Um país com uma comunidade japonesa residente que rondará, talvez, as trezentas pessoas e onde o kendo é praticado há pouco mais de vinte anos?
Começo a duvidar se tal explicação será possível ou se fará sequer sentido, mas há apenas uma coisa de que eu tenho a certeza. E isso é que a APK e todos os seus associados e voluntários vão fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que este campeonato seja inesquecível para todos os participantes.

As estações de TV não vão entrar em guerra pelos direitos de cobertura do campeonato? Provavelmente não. Os jornais desportivos, caso haja falta de escãndalos relacionados com a arbitragem de futebol, talvez dispensem um pequeno espaço para um notícia minúscula? Provavelmente sim.


Mas isso é o que menos importa, com maior ou menor cobertura mediática, melhores ou piores resultados desportivos, o 21º Campeonato da Europa da Kendo em Lisboa será um sucesso.
“Como pode ele afirmar semelhante coisa?” – perguntarão talvez os leitores mais incrédulos?
A verdade é que, para nós, kendokas de Portugal, só o facto de a European Kendo Federation ter confiado a uma pequena e recente associação nacional como a portuguesa, a tarefa de organizar os campeonatos, só isso já é uma vitória.
Se acrescentarmos a possibilidade aprender que tal evento representa, bem como a quantidade de informação e de experiências que serão trocadas ao longo dos 3 dias de provas e exames, então não tenho menor dúvida: Portugal (já) ganhou o Campeonato da Europa 2007.

Já ganhámos, digo-vos eu.

E isso é um sonho que, ainda os campeonatos não se realizaram e, esse sim, já é uma realidade.

1 comentário:

jorge disse...

Caro Usagi, a vitória confirmou-se, após tanto trabalho de preparação foi espectacular tirar 5 minutos e sentar-me na bancada junto do(muito)público e ver "a máquina a mexer". Foi uma sensação do tipo:"isto fomos nós que organizámos!". Soube bem.

Juntando isto aos feedbacks extremamente positivos que temos recebido das várias delegações, fica ainda mais confirmada essa vitória.

E agora que venha o próximo, quiça o mundial em 2010? lol