23.5.07

IPPON-ME: SUTEMI-NO-ITTO E PECADO CAPITAL.

Diz um velho ditado do kendo que: “Deve-se praticar kata com o mesmo espírito de combate e praticar combate com o mesmo espírito de kata.”

Na “descrição oficial” de Ippon-me o ataque que uchi-dachi executa é, entre outros pormenores, descrito como um ataque que contenha, e demonstre, sutemi.
Para ser mais exacto, o ataque em causa designa-se: men sutemi-no-itto.

(Fazemos aqui um pequeno intróito para dar algumas pistas aos leitores menos atentos acerca do assunto deste post. Para tal recorremos ao nosso já indispensável Dicionário de Kendo Japonês-Inglês, publicado pela Zen Nippon Kendo Renmei, que define o conceito de sutemi nos seguintes termos:

Sute-mi (subs.) – O estado de se entregar completamente (para cumprir um objectivo) mesmo que isso ponha em risco a própria vida; (durante um campeonato) atacar e tentar marcar com um único golpe, sem se preocupar com a eventual (Nota Trad.: e natural) reacção do adversário.)

Assim, e para o comprovar, depois de uchi-dachi ver o seu corte evitado por shi-dachi, vê-se ele próprio numa situação bastante vulnerável, simbolizada pela inclinação acentuada em que o seu corpo se encontra quando termina o mencionado kata.

Aquilo que em princípio parecia ser um ataque bem executado, compenetrado, um ataque “com tudo”, chamemos-lhe assim, terminaria com um resultado, no mínimo, difícil de suportar para o atacante, caso o recontro se tratasse de mais do que um mero exercício de treino, ou seja, terminaria com a sua morte.

Claro que isto podia facilmente levar-nos a considerações filosóficas intermináveis acerca do enquadramento tradicional do suícidio ritual na sociedade japonesa, ao seppuku (erradamente também conhecido como hara-kiri), aos kami-kaze, etc, etc, etc.

Mas não vamos por aí. A pergunta que me atormenta a alma de kendoka neste instante é mais ou menos esta: o ataque executado por uchi-dachi, e o tal sutemi que lhe está associado, representam a última esperança do atacante ou são, pelo contrário, (já) um sinal de desespero?

Afinal, sutemi é suicídio ou esperança?

Vamos lá então tentar dissecar um bocadinho mais ippon-me e o seu men sutemi-no-itto. Para tal vamos ter de recuar uns anitos, mais de uma centena deles, até 1906, ano em que o primeiro comité encarregado de criar uma versão unificada dos kata praticados pelos diferentes ryu(s) de kenjutsu apresentou a sua proposta.
Dirigido por Watanabe Noboru, o referido grupo de peritos apresentou os resultados dos seus esforços na forma de (apenas) 3 kata.: Jodan (ten=céu), Chudan (chi=terra) e Gedan (jin=humano).

Por motivos que não interessam agora, essa primeira versão nunca foi divulgada e seria preciso esperar até 1912, altura em que o segundo comité, composto por cinco dos maiores mestres de kenjutsu da época Negishi Shingoro, Tsuji Shimpei, Naito Takaharu, Monna Tadashi e Takano Sasaburo apresentou os Dai Nippon Teikoku Kendo Kata (Kendo Kata do Grande Japão Imperial) que consistiam em 7 kata de tachi contra tachi e 3 kata de tachi contra kodachi, para que se começasse a praticar kata de uma forma unificada e bastante semelhante à que ainda se pratica hoje.
Mas desse primeiro comité, para além da flagrante falha em conseguir convencer os seus conterrãneos das vantagens do seu método, desse primeiro comité alguma coisa ficou.
Na verdade, duas coisas essenciais permaneceram na versão de 1912. As guardas dos 3 primeiros kata permaneceram as mesmas, Jodan, Chudan e Gedan, e por outro lado, o facto de esses 3 primeiros kata terem sido criados e dirigidos especialmente para a aprendizagem das crianças nas escolas públicas.

E isto diz-nos o quê acerca de ippon-me? Bom, Ippon-me é uma kata muito especial, não só por ser a primeira, mas também pelos ensinamentos que encerra. Senão vejamos, quais seriam os “resultados práticos” para o atacante, uchi-dachi, dos 3 primeiros kata?

Ippon-me – Uchi-dachi morre.
Nihon-me - Uchi-dachi fica sem a mão direita, mas sobrevive.
Sambon-me - Uchi-dachi não fica ferido sequer, mas recebe uma lição de humildade e termina contemplando a morte, representada pela lâmina de shi-dachi colocada bem no meio dos seus olhos.

Tudo estaria “muito bem”, não fosse o facto de, segundo os princípios budistas, tirar a vida a qualquer ser vivo, SER O PECADO MAIS HEDIONDO QUE SE PODE COMETER.

Ambos assumem jodan e encaminham-se um para o outro com auto-confiança...” assim diz a descrição original do kata. Ambos se apresentam em jodan-no-kamae. A kamae celeste, pontas dos sabres apontadas para o céu. Desta forma, ambos afirmam a justeza das suas convicções e a sua correcção. Este será um embate do certo contra o certo.

Como nenhum deles é movido pelo mal, em teoria, este combate será ganho pelo que apresentar, não só superioridade técnica, mas sim um melhor entendimento de shin-ki-ryoku-itchi (a união da mente, do espirito e da técnica).
Vista desta forma, Ippon-me é bem ilustrativa do primeiro estágio de aprendizagem da via da espada, pois representa o poder e a habilidade técnica necessárias à aplicação daquilo que se acredita ser certo.

Mas, e perguntarão, está certo matar? Mesmo na situação descrita, em que nos tentam matar a nós primeiro? A importância dos princípios do Budismo no Budo nunca deve ser minimizada. De acordo com os principios budistas, já o disse antes, não. Não está certo. E para o provar, na verdade, para se penitenciar do pecado que é tirar a vida a outro ser, a atitude de shi-dachi irá mudar nos dois katas seguintes.

E sutemi, no meio de isto tudo? Voltaremos a falar acerca do assunto no próximo post intitulado

NIHON-ME: A REDENÇÃO.

Até.

Sem comentários: