28.5.07

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 50

Segunda feira, 29 de Maio 2007

Hoje tivemos direito a um discurso melhorado no fim do treino.

Uma vez que praticamente não treinou (esqueceu-se do keiko-gi em casa) o senhor Osaka apenas orientou o treino e pôde observar melhor o que se passou com o povo.

Assim, quando o treino chegou ao fim, debruçou a sua atenção sobre a nossa atitude durante o ji-geiko a que assistiu e do qual fomos, obviamente, os protagonistas.
Segundo ele, todos nós estamos (ainda) muito preocupados em não ser atingidos. Levamos ji-geiko como se fosse competição só que sem o fighting spirit... ou seja, em vez de usarmos o combate livre como um meio de aperfeiçoar, e corrigir, o nosso kendo, ficamos numa zona onde devido ao "medo de perder" apenas amontoamos mais e mais defeitos.

Ji-geiko não é shiai.

Pode-se e deve-se arriscar e fazer coisas melhores e mais bem feitas. Não é preciso que se esteja constantemente "à defesa".

Não é vergonha sofrer, sei lá, de-gote se isso acontecer porque tentámos fazer uma técnica que não usamos habitualmente e que obviamente não saiu bem.
E nunca sairá e o "nível do kendo assim não evolui", concluiu o sensei Osaka, se não deixarmos de ter medo, ou vergonha, de ser atingidos pelos colegas de keiko.

E, em seguida... em seguida acabou.

Quarta há mais. Sayonara.

Sem comentários: