20.2.08

EIGA NAOKI (TRI)IPPON

Renzoku(sandan!)-waza, Eiga style.
Tsuki, seguido de kote-men (katsugi). Três em um. Três ataques e todos lindos.
O "rapaz" é bom. Só gostava de saber qual é que os árbitros marcaram.

4 comentários:

Carlos Eduardo da Cruz Cunha disse...

Olá,
os shinpan marcaram men.
Explico porque, quando você faz nidan-uchi ou sandan-uchi o golpe válido é o último, a idéia é que se você precisou aplicar um novo golpe então você "desistiu" do anterior.

Usagi-san disse...

Carlos Eduardo obrigado pelas boas intenções e bem-vindo.
A pergunta a que respondes era de facto uma questão de retórica apenas e nada mais.
Até porque o tsuki em anexo é bastante fraquinho nunca daria para marcar ippon.
No entanto e se o tsuki tivesse marcado? Façamos um exercício.
Imaginemos que Eiga espeta um (morote)-tsuki brutal no adversário. Como bom tsuki que é, ele "faz" o zanshin RECUANDO. Ora nessa pausa do recuo que se segue ao tsuki, os árbitros levantam as bandeirolas. O shushin, esse, declara o ponto.
Mas o Eiga Naoki, por um motivo qualquer, não o ouve e encadeia imediatamente o tsuki com um men, por exemplo, que também acerta.
Os árbitros anulam o tsuki? Foi renzoku waza, nidan-waza: tsuki-men.

Eu marcava o tsuki e tu... ;-)?

Anónimo disse...

Boas Joaquim!

Já conhecia o video,grande ippon a uma velocidade incrivel,grande Eiga!
Na minha opinião o Eiga queria com aquele tsuki destabilizar a kamae do adversário e com isto criar um desiquilibrio e instabilidade para depois então ter abertura para fazer o que pretendia,tal como muitas vezes o Miyazaki faz para abrir o kote dos adversários! =)

Abraço,
Mário Lehmann

Carlos Eduardo disse...

Usagi,
seu comentário simplesmenta complementa o que eu disse, se ele acreditasse no tsuki, ele faria zanshin, como ele aplicou men quer dizer que ele não sentiu que o adversário tivesse "morrido".

Abraço.