27ºs All Japan Kendo Championships (1979)
T. Kawazoe (jodan) vs K. Horiyama
INTRODUÇÃO
Tem piada como estas coisas acontecem. Andava a passear pela net, quando, nos “sítios do costume” relacionados com kendo, comecei a reparar numa maior proliferação de referências a jodan-kamae.
Fruta do tempo talvez, afinal de contas, o actual campeão do Japão (Shoudai Kenji) é adepto da referida kamae, mas o que é certo é que, de repente, toda a gente parece ter uma palavra a dizer acerca do assunto.
E eu pensei: “olha, porque não fazer, eu também, um post totalmente dedicado à coisa?” E se assim o pensei, assim o fiz, e o resultado é este post que agora publico e o que em breve se seguirá:
Acerca dos pressupostos
É suposto que quem combate em jodan-kamae, deva ser mais agressivo do que os que não o fazem. Já foram escritas milhares de opiniões, milhares de vezes e toda a gente parece concordar com este ponto.
Para uns, é porque jodan é o kamae do fogo; para outros, porque é o kamae da justiça, ou do coração ou do céu ou do diabo que o carregue... mais coisa, menos coisa, toda a gente é unânime em afirmar que: quem assume hidari-jodan-kamae tem de ter uma postura mais agressiva.
Quão agressiva, perguntarão? Pois bem, agressiva ao ponto de, normalmente, se transformar o kendoka utilizador de jodan-kamae numa espécie de kamikaze. Porque tem de “ir com tudo”, porque deve estar constantemente a atacar, porque não pode e/ou não deve recuar (o quê???) e por uma data de outras barbaridades semelhantes.
O adepto de jodan perfeito é, segundo essas opiniões, um ser feroz, acéfalo e privado de qualquer ponta de estratégia que não seja a de marrar em frente, constantemente, como um vulgar touro de lide.
Pois bem... eu não concordo. Pronto, já disse... ok? Olha, processem-me.
Mas então qual é o espírito que deve ter um kendoka em jodan? Bom, segundo umas das maiores autoridades mundiais no assunto, Chiba Masashi sensei: “o espírito (que deve prevalecer) em jodan-kamae é o de superar o oponente (atacando) por cima e de triunfar no (caso de) ai-uchi (ataque simultâneo)”.
Não era bem o que muito boa gente esperava, pois não?
No próximo post:
O que é que jodan-kamae tem que chudan-kamae, por exemplo, não tem? Para além de uma “ameaça eminente de golpear”, chamemos-lhe assim, nada.
6 comentários:
Olá Usagi.
Gosto muito de seus posts. Não sou um adepto do jodan mas tb tenho opiniões.
Convido-lhe a visitar meu artigo em : http://espiritomarcial.wordpress.com/jodan-no-kamae/
Obrigado e continue assim!
Caro Anónimo, eu por acaso já li o seu artigo que acho bastante bem estruturado e desenvolvido... mas, como já terá talvez reparado, a minha posição acerca do assunto (jodan) é um pouquinho diferente da sua.
De qualquer forma, EU é que lhe agradeço muito a sua visita e o seu comentário.
JC
Usagi,
no meu ponto de vista, a tal agressividade não é a de um berserker. Eu entendo que o lutador que se encontra em jodan deve ter a postura de sempre estar prestes a atacar, porque inclusive as "defesas" mais naturais do jodan são uchiotoshi e aiuchi.
Tenho que te arranjar o dvd do campeonato para veres o man,ele não para e é mesmo rápido deve ser um shinai 36 ou assim! Por falar em Chiba Masashi olha só:
http://kendo.org.uk/pmwiki.php
Abraço,
Mário Lehmann
Qual? O Shoudai ou o Chiba?
Pois o estágio, aquele do site da BKA deve ser do cacete... e com exames no fim... aaaaai, f...-se.
O dvd é sobre o shoudai claro! se me deres a tua morada eu envio-to! abraço
Enviar um comentário