23.3.06

1 - A RELAÇÃO ENTRE KIHON-GEIKO, KATA-GEIKO E JI-GEIKO

Tal como Ji-geiko, também Kihon-geiko e Kata-geiko são elementos indispensáveis do treino de kendo.
No Kihon-geiko, as técnicas são repetidas uma vez e outra e outra, numa situação pré-determinada, de modo a que o praticante se torne capaz de as executar correctamente, com um bom Ki-ai e uma boa postura final, demonstrando Ki-Ken-Tai no Itchi.
Kata-geiko coloca maior enfâse na utilização da espada do que Kihon-geiko (uma vez que os kata são normalmente executados com um bokuto). Kata-geiko é também onde aprendemos a respirar como deve ser, utilizando o abdomén.
Kihon-geiko, Kata-geiko e Ji-geiko não existem separadamente. É suposto estarem ligados nas suas fundações. Há algumas pessoas que desempenham maravilhosamente em Kihon-geiko e Kata-geiko, mas que perdem a postura e a coordenação entre braços e pernas durante o Ji-geiko. Isso não será um problema se essas pessoas estiverem a desenvolver um trabalho que visa ultrapassar as suas inabilidades no Ji-geiko.
No entanto, há outras pessoas que centram a sua atenção apenas em derrotar os seus adversários e em desferir mais golpes do que o oponente. Este tipo de atitude no Ji-geiko reflecte uma preocupação exclusiva em ganhar apenas nesse preciso momento. Em contraste, há outros que preocupam apenas com a sua postura e aspecto formal e dão menos atenção ao Chu-shin (controle do centro) e Seme-ai. Tudo isto não é relevante se as pessoas que o fazem, o fizerem intencionalmente, com o objectivo de ultrapassar os seus mais variados problemas (p.e. tentar manter as costas direitas quando atacam).
Se não estão a tentar resolver quaisquer problemas, então tais abordagens apenas servem para degradar o Ji-geiko, tornando-o numa mera performance e, assim, impedindo-nos com a sua atitude errada de experimentar o real prazer da prática de Ji-geiko.

Este texto é parte de “Atitudes para com o Ji-geiko”. Um artigo da autoria de Sotaro Honda, 6º dan Renshi e Treinador da Equipa Britãnica, gentilmente cedido pela BKA - British Kendo Association.

Sem comentários: