23.3.06

ATITUDES PARA COM O JI-GEIKO

“Atitudes para com o Ji-geiko” é um artigo da autoria de Sotaro Honda, 6º dan Renshi e Treinador da Equipa Britãnica, gentilmente cedido pela BKA - British Kendo Association.

Introdução
Ji-geiko é a essência do treino de kendo. Durante o Ji-geiko, nós, kendokas, podemos tentar utilizar as técnicas em situações não-restritas. Podemos também aprender e adquirir conhecimentos sobre o que fazer antes de atacar (Seme) ou acerca de como reagir ao Seme de um oponente (suas intenções e ataque). Graças ao Ji-geiko, podemos reconhecer com que técnicas somos, ou não, eficazes e o Ji-geiko pode guiar-nos nos próximos Kihon-geiko e Ji-geiko de forma a melhorarmos a nossa progressão técnica. Mas, além disso, também proporciona maneiras de desenvolver a nossa habilidade e o espírito de verdadeiros kendokas.
Se abordarmos o Ji-geiko da maneira errada, focando-nos apenas o objectivo de bater o adversário, não devemos esperar no futuro um desenvolvimento real enquanto kendokas. É por isso importante, antes de mais, envolvermo-nos no Ji-geiko com a compreenção correcta do mesmo.
Assim o propósito deste artigo (parte 1) é reexaminar a relação entre Kihon-geiko, Kata-geiko and Ji-geiko, seguido de uma reflexão de como esse último deve ser praticado.


Sem comentários: