24.3.06

2 - O QUE JIGEIKO DEVE SER

Não deve haver uma oscilação de preferências entre Kihon-geiko, Kata-geiko e Ji-geiko.
É importante encarar Ji-geiko como um meio de utilizar as diferentes Waza (técnicas) adquiridas durante Kihon-geiko e Kata-geiko. Ao fazê-lo temos a oportunidade de melhor compreender o significado e o propósito de cada um desses Keiko e aumentar o nosso interesse por cada um deles de cada vez que os praticamos. Como foi atrás mencionado, Ji-geiko destina-se a dar a oportunidade de testar a nossa habilidade em condições de combate livre, rão-restrito. A juntar a isso, Tomiki (1991) faz notar que o propósito de Ji-geiko no Kendo moderno é o de nos permitir compreender os aspectos estritamente espirituais do Kendo enquanto Budo. No passado, os Bujutsu-ka (praticantes de Bujutsu) apenas podiam apreender a sua habilidade ao derrotar adversários e ao sobreviver a, literalmente, situações de vida ou de morte. Esse lugar de batalha pela própria vida do passado, foi convertido numa área de competição onde todos usam Kendogu e onde se pode atacar e defender em segurança. No Kendo moderno, espera-se do Kendoka o controle sobre o conflito emocional das situações competitivas. Por isso, para desenvolver a habilidade e o espírito enquanto Kendokas completos, é essencial compreender como Ji-geiko deve ser encarado e praticá-lo correctamente. E a maneira de praticar Ji-geiko não é a mesma para toda a gente. Com os principiantes há uma maneira certa que os mais avançados devem utilizar para praticar Ji-geiko, consoante o nível desses mesmos iniciados. A aplicação de Ji-geiko, muda mais ou menos consoante os conhecimentos que a pessoa tenta adquirir ou melhorar através do Ji-geiko e também com quem estamos a praticar (p.e. com Kohai, Sempai, alguém mais idoso, do sexo oposto, etc.).
O restante deste artigo explica como encarar o Ji-geiko, de acordo com as diferentes fases de desenvolvimento de cada um.

Este texto é parte de “Atitudes para com o Ji-geiko”. Um artigo da autoria de Sotaro Honda, 6º dan Renshi e Treinador da Equipa Britãnica, gentilmente cedido pela BKA - British Kendo Association.

Sem comentários: