6.7.06

A(S) PALAVRA(S) DO SENHOR

Depois de vinte poucas entradas neste blog do assunto "A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) parece-me relevante neste instante fazer, um pouco em jeito de balanço, uma pequena dissertação sobre o mesmo.

Antes de mais, gostava de voltar a referir que a autoria do conceito pertence a uma pessoa que já tem bastante tempo de kendo nas pernas e que é o Sempai Sérgio Andrade.

Quando, há uns tempos atrás, no fim de uma aula e precisamente após as palavras finais de Osaka Sensei, o Sérgio me desafiou para começar a reproduzir as suas afirmações neste blog, confesso que não fiquei particularmente excitado com a ideia.

Mas resolvi dar dois minutos de reflexão ao assunto e as minhas conclusões não podiam ter sido mais surpreendentes.

Depois de mais de uma década a ouvir as recomendações finais de Osaka Sensei, apercebi-me subitamente que me habituara a escutá-lo... com um filtro, digamos assim. Não que, como se costuma dizer, as suas palavras "entrassem a cem e saíssem a duzentos", não era assim. Numa atitude que me custa agora bastante a reconhecer como minha, habituara-me a seleccionar o que me interessava da sua dissertação final e simplesmente esquecer/ignorar o resto. Coisa que, por motivos óbvios, não posso agora "dar-me ao luxo" de fazer.

No entanto, só me apercebi mesmo do valor desse trabalho quando um Sempai emigrado para outras paragens, me mandou uma mensagem onde referia as saudades e a falta que lhe faziam que "aquelas palavrinhas do sensei" no fim do treino. As "palavrinhas" para ele, que se encontrava ausente, eram todas, de grande importância.
Se dúvidas tivesse quanto à tolice da minha abordagem anterior elas estavam agora completamente resolvidas.


Assim, o que esta série de post's me tem proporcionado é, sobretudo, uma abordagem muito diferente de uma situação que, a meus olhos, estava completamente resolvida. O pequeno discurso final de Osaka San era um hábito, um dado adquirido, nada mais. Reveledor por vezes, "normal" por outras.

Mas é com alguma vaidade que vos digo que essas declarações finais são hoje muito diferentes para mim. Mais que não seja pela necessidade que sinto de investir mais frequentemente numa reflexão sobre cada tema abordado. Entre ouvir, memorizar, racionalizar, explicar(-me) e passar para a escrita, tudo junto, conto pelo menos uma horita de raciocínio, às vezes mais, sobre o que foi dito.

Portanto, não me parece que seja de estranhar, depois de tudo o que foi dito, que "a mão esquerda sempre ao centro", "a perna bem esticada", "o recolher do pé esquerdo mais rapidamente" e todos esses avisos frequentes ganhem um novo significado a cada dia que passa.

Não sei o que o futuro nos traz mas, se depender de mim, tenciono continuar a escutar, guardar, memorizar, analisar, espremer até à medula as declarações do único Sensei de kendo residente em Portugal, tanto quanto os meus parcos conhecimentos sobre o assunto assim o permitam.

Sem filtros. Palavra por palavra.

Palavra.

4 comentários:

Kodomo disse...

Acho que também é importante referir que durante estas 20 e tal entradas, muitas das vezes não te lmitaste a "transcrever" as palavras do sensei, mas que também partilhaste as tuas conclusões e um pouco da tua experiência pessoal, que a meu ver é uma mais valia para o conteúdo da saga "A palavra do senhor".

Dito isto, espero que esta rubrica continue por muito mais tempo e que cada vez mais kendokas se apercebam da necessidade dessas poucas palavras.

Um grande abraço e força, continua!!

Tiago Veiga

Usagi-san disse...

Pois, tu já testemunhaste como muitas vezes as declarações do sensei são pouco mais que telegráficas, não é verdade?
Se me limitar a transcrevê-las na íntegra, a maior parte das vezes, não chega a duas linhas!!!

Ah, é verdade... os treinos este mês são às 2ªs e 6ªs no clube de natação (onde foi o estágio com o sensei Ariga). Vê lá se me arranjas o DVD :-D.

jorge disse...

Acho que o teu trabalho é essencial, porque por vezes o sensei diz as coisas de forma resumida, em "osakês", o que faz com que o pessoal não atinja totalmente o que ele pretende dizer. A tua análise ajuda bastante a compreender o que foi dito, e para quem não teve oportunidade de ouvir, de ficar a saber.

Continuação de bom trabalho, e obrigado!

Maltez disse...

Joaquim, que não seja por falta de feedback positivo: Quem está mais longe do Sensei também apoia a 200% a iniciativa.
Força aí.

Um abraço.