28.12.06

CONSULTÓRIO KENDIMENTAL 2

Caro Senhor:

Preciso da sua ajuda.
As pregas do meu hakama não ficam no devido lugar a cada vez que o lavo.

Como sou maníaco compulsivo, não só em termos de limpeza, mas também de arrumação e de ordem, é uma carga de trabalhos. Lavo o hakama na máquina três vezes por semana e as pregas quando ele seca, como já lhe disse, nunca ficam no devido lugar.

Aí, tenho um trabalhão enorme a passá-lo a ferro. E as pregas lá vão ao lugar; mas se fôr treinar nesse dia, eu tenho de o lavar quando volto do treino e assim as pregas deixam de estar no seu devido lugar.

Compreende o meu problema?

Kendoka Kompulsivo


Caro Kompulsivo:

O máximo que lhe posso dizer é explicar-lhe como faço para lavar e secar os meus hakamas (atenção ao plural) e como mantenho as pregas, o que, no meu caso, é tudo a mesma coisa.

A primeira coisa que tem de fazer é comprar um segundo hakama, tendo em conta o seu “problema”, parece-me o mais aconselhável.

Depois, NÃO LAVE O HAKAMA NA MÁQUINA DE LAVAR.

Faça uma “barrela” à maneira antiga.
Deite uma mão-cheia de detergente para dentro de um alguidar, encha de água morna e mergulhe o dito cujo lá dentro, agitando-o vigorosamente.
Deixe de molho e, se fôr dia de treino, pegue no 2º hakama e vá treinar sossegado.

Depois de lavado PENDURE-O PRESO PELA PARTE SUPERIOR E DEIXE QUE O PESO DA ÁGUA O ESTIQUE.

Verá que, sobretudo se fôr feito com “bom acrílico” como os meus, as pregas se mantêm no devido lugar.
Quando secar, NÃO O PASSE A FERRO, dobre-o apenas correctamente, respeitando as pregas originais.

E por falar em pregas e dobras, eis aqui um esquema traduzido pelo sensei R. Stroud* da All United States Kendo Federation, e da autoria de Tasuke Honda sensei, nanadan, acerca do significado das diferentes pregas do hakama (e, curiosamente, dos nódulos no bambú do shinai).



Tenho quase a certeza que um maníaco da ordem e da arrumação como você vai adorar saber, quiçá decorar, os significados de todas e cada uma das ditas pregas e nódulos do shinai.

Fui.

*E depois, traduzido por mim.

3 comentários:

Maltez disse...

Kompulsivo, nunca deixes a tua mãe dobrar-te o Hakama. A minha um dia achou por bem que 5 pregas era um número demasiado ímpar. Acrescentou 1 para que o hakama ficasse mais simétrico :-)

Usagi-san disse...

Ora aí está + um conselho bastante útil.

Charlotte Vandersleyen disse...

Lazyness is sometimes a tool to learn about efficiency ;-)
10 years i've the same hakama and i can still fold it even if i always washed it in the machine. If you don't want to loose the folds you can sew them at the top and at the bottom