3.10.07

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 70


Quarta-feira, 3 de Outubro, 2007

Foi mais um dia de treino, normal, sem grandes sobressaltos.

Um daqueles dias em que nada de especial acontece. Apenas um que se cumpre o desejo de treinar apenas pelo prazer de treinar. Em que se trabalha, se melhora, em que se descobre, quando se pensa nisso depois, que é destes treinos que a nossa evolução como kendokas e como pessoas é feita: ao depararmo-nos com os nossos erros, mas também com alguns progressos... dia após dia após dia após dia após dia....

Qualquer hachidan vos dirá que um estágio com um personagem XPTO qualquer é muito interessante, que a participação em shiai é fundamental, etc, etc, mas de certeza que também vos dirá que, sem sombra de dúvida, o mais importante (mesmo) do kendo é o keiko de todos os dias.

O keiko de hoje foi um bocadinho mais de isso mesmo, mais um bocadinho do todo.

Senti-me muito bem a fazer kirikaeshi, hoje. Estava fluido, rápido mas sem ser "a abrir", com kime no fim dos cortes, mas sem estar excessivamente contraído... foi fixe. Fiz bom ji-geiko, honesto... nada de espanpanante (isso já lá vai) mas eficaz, relaxado... senti-me bem.

No fim, o sensei referiu que, ao executar men, certas pessoas "cortam muito curto".

Quer isso dizer apontam muito para a zona da testa e acertam no men praticamente só com o sakigawa do shinai, e, segundo ele, isso pode ser bastante ineficaz. Basta que o adversário recue a cabeça um nadinha e o shinai só acertará no ar. Conselho do senhor Osaka? Usar todo o datotsubu do shinai (a "parte boa da lâmina") e não apenas a ponta do mesmo. Cortar mais fundo, disse ele.

E mais não disse.

Até.