2.12.07

TAÇA DE PORTUGAL 2007

Decorreu hoje a edição de 2007 da Taça de Portugal de Kendo.

Os quatro semi-finalistas, na minha modesta opinião, não podiam ser mais representativos do kendo português da actualidade. Então tivemos:

Joni Duarte - Qualquer pessoa que tenha passado pelo dojo de Lisboa nos últimos meses terá reparado na boa forma em que o nosso japonês (falsificado, diz o meu irmão, japonês falsificado) se encontra nos últimos tempos. Mas o Joni não está sozinho. Ele representa, na verdade, toda uma nova fornada de "jovens feras". É, neste contexto, apenas o porta-estandarte de um punhado de "putos novos", espalhados pelas diferentes associações nacionais, que está a fazer tudo o que pode para mostrar aos velhadas (como diz El Presidente) que está mais que na hora de arrumarem os sonhos de competição séria e dedicarem-se ao pilates ou ao yoga e, ocasionalmente, a fazerem um ou outro kata para passar o tempo.

Alexandre Figueiredo (also known as El Chino) - O Alex é, neste grupo, o representante da geração cessante. O último espernear dos que não querem ser passados para trás por uma resma de chavalitos, cujo prazer em executar 100 choyaku-suburi, DEPOIS de cada treino, é quase tão grande como as embalagens que têm em casa para combater o acne juvenil que tanto os atormenta.

Nuno Ricardo - O mestre do norte. Palavras para quê? Esse representa a certeza, a força da regularidade. Agora parecia a Maya, a fazer as previsões astrológicas para os tempos que se avizinham. De qualquer maneira, o Nuno anda sempre por lá, encontra-se neste instante numa fase de lua nova. Quer dizer, está lá e toda a gente sabe quanto a sua presença se faz sentir, só que anda um bocado discreto.

Chie Ando - A japonesa (autenticada, digo eu) do norte. Ora aqui está o que na linguagem dos grandes prémios de motociclismo se chama um wild-card. Confesso que não estava à espera de a ver chegar aos 4 finalistas. Eh pá, desculpem lá, não estava. Mas a Chie, por seu lado, representa isso mesmo. Ela representou hoje aquele lado imprevisto, e lá estou a fazer de Maya outra vez... imprevisto, dizia, do kendo.
A grande surpresa. Pois é, uma menina a intrometer-se entre os rapagões. Sintoma do que está para vir? Só o futuro o sabe. Não renegue à partida uma ciência que desconhece, dirão.

No fim, resultados ficaram ordenados da seguinte forma:

1º - Alex (El Chino) Figueiredo

2º - Joni Duarte

3º - Nuno Ricardo
3º - Chie Ando

Amanhã, se ainda me lembrar de alguma coisa do que aconteceu, farei um pequeno relato dos que considero os highlights desta taça e revelarei os Usagi San Awards referentes a este torneio.

Sayonara, people.