Este foi, sem dúvida, o texto mais difícil de traduzir até agora. Confesso que, em certos momentos, me perguntei se não estaria a ter mais olhos que barriga.
O texto original já foi difícil de traduzir para português e traduzi-lo a seguir para inglês foi ainda pior. Espero ter conseguido fazer sentido. Se não, sempre podem ler os originais em francês em http://www.tokitsu.com.
A forma de budo que herdamos hoje é fruto de uma muito longa evolução, que vai desde os samurais até ao mestre Kano. Jigoro Kano constituiu o judo a partir do seu estudo sobre o jujutsu, que é o prolongamento e o complemento da arte do sabre dos samurais. E foi apoiando-se no modelo do judo que a arte do sabre foi renovada com o uso do termo “kendo”.
A partir de agora vamos concentrar a nossa atenção sobre o primeiro período de formação do budo moderno no Japão. Fala-se frequentemente do budo, mas o que é o budo exactamente? Essa questão pode ser esclarecida com o estudo da formação do kendo moderno.
A arte do sabre, o kendo e depois o budo.
Comecemos por dizer que não se deve confundir o kendo com a arte do sabre dos samurais. O nome atribuído à arte do sabre dos samurais varia segundo as épocas e as escolas: kenjutsu, gékiken, heiho, hyôho, bugeï, tôjutsu, etc. O uso da palavra kendo só se generaliza no início do século XX com a ideia moderna de budo. Budo é a palavra moderna que designa a prática das artes marciais japonesas no seu conjunto. É confundido por vezes, erradamente, com a palavra “bushido” usada para designar o conjunto de princípios morais dos samurais (bushi) na sua globalidade, incluindo, bem entendido, a prática das artes marciais. O fundamento material do bushido desaparece com a abolição da sociedade feudal no começo da era Meiji (1868-1912). Mas a maneira de pensar e de agir própria da classe dos samurais não se apaga imediatamente, mesmo quando o estatuto de samurai deixa de ser admissível na nova sociedade. Ela vai impregnar, pouco a pouco e em profundidade, a consciência dos japoneses, se bem que pareça, por vezes, que desapareceu. É no decurso desta transformação cultural do Japão que se constitui o budo moderno. Assim, o budo não é uma retoma (chamemos-lhe assim) directa da prática dos samurais. O termo budo foi utilizado pela primeira vez a propósito do judo e todos sabemos que o judo foi formado por Jigoro Kano no decurso da década de 1880.
O que confere de imediato a qualidade intrínseca do budo é, antes de mais, o espírito com que o mesmo se pratica, procurando a sua profundidade e depois, a forma técnica de disciplina que ele assume. O karaté torna-se budo a partir do momento em que adquire essas duas qualidades determinantes. Podemos dizer que o estado de espírito do budo é, em parte, uma continuidade do bushido.
J. Kano constituiu o judo a partir do seu estudo do jujutsu, que é o prolongamento e o complemento da arte do sabre dos samurais. No jujutsu dos samurais, o sabre estava presente, tanto em espírito como em técnica, como um centro nodal. É nesse sentido que convém ver a relação entre o judo de J. Kano e a tradição da arte do sabre. Nos anos de 1880, enquanto os adeptos do sabre continuam com a sua arte mas sem lhe conseguir atribuir uma definição moderna, principalmente por causa da riqueza da sua tradição, Kano, com o seu judo, avança com a uma concepção moderna. E é apoiando-se nesse modelo do judo, que o sabre se redefine no termo kendo. Mas é preciso notar que o fundamento do judo provém da tradição do sabre. Porque é que essa tradição foi assim tão importante? Os exemplos que se seguem ajudarão a compreender melhor, pois convém que se entenda bem com que intensidade os adeptos do sabre investiam na sua arte, em busca de um nível mais elevado.
CONSIDERATIONS ABOUT BUDO: A STUDY FROM KENDO (I)
This one was, without a doubt, the most difficult article to translate so far. I must confess that, at times, I asked myself if I wasn't trying to take a bigger step than my legs allowed me to.
The original was already hard to translate to portuguese and to translate it, afterwords, to english was even worse. I just hope I was able to make any sense. If not, well, the originals, in french, are available at http://www.tokitsu.com.
The form of budo we inherit today is the result of a long evolution, from the samurai to master Kano. Jigoro Kano built judo from his study on jujutsu, wich is an extension and a complement to the art of sword of the samurai. And it was by following the judo model that the art of the sword was renewed with the use of the word “kendo”.
From now on we’ll concentrate our attention over the first period of the establishment of modern japanese budo. One often hears about budo, but what is budo, exactly? That question can be answered by studying the development of modern kendo.
The art of the sword, kendo and budo.
Let’s start by saying that one must not confuse kendo with the art of the sword of the samurai. The name given to sword art varies according to the eras and the schools: kenjutsu, gékiken, heiho, hyôho, bugeï, tôjutsu, etc. The use of the word kendo starts only in the beginning of the XX century with the modern idea of budo. Budo is modern word to define the practice of the japanese martial arts as a whole. Budo is sometimes confused with Bushido, word used to designate the set of morals that ruled the samurai’s (bushi) lifes, including, of course, the practice of martial arts. The material foundation of Bushido vanishes with the abolition of the japanese feudal society in the beginning of the Meiji period (1868-1912). But the specific way of thinking and acting of the samurai class didn’t just disappeared immediately, even when the samurai status is no longer permitted amidst the new society. And that same way of thinking is going to impregnate, little by little and in depth, the conscience of the japanese people, although sometimes it looks like it disappeares. In the middle of this cultural transformation of Japan, that’s where modern budo is built. So, you see, budo is not a remake of the samurai way of practice. Nthe word budo was used for the first time regarding judo and we all know that judo was created by Jigoro Kano during the 1880 decade.
The thing that imediately gives it a intrisical quality is, first of all, the spirit that one practices budo with, searching for it’s depth and, second, the (kind of) discipline format that it assumes. Karaté becomes budo from the moment it acquires those two crucial qualities. One can say that budo’s state of mind is, part of it, bushido’s continuity.
J. Kano built judo from his study of jujutsu, wich is the prolongation and the complement of the sword art of the samurai. In the samurai jujutsu, the sword was present, in spirit as much as in the technique, as a nodal center. That’s the way one should look at the relation between Kano’s judo and the tradition of the art of the sword. During the decade of the 1880, while sword adepts continue to practice their art, and kept on failling to achieve a modern definition for it, mostly due to it’s incredibly rich traditions, Kano, with his judo, presented a modern concept. It is using judo’s modern model that the sword redefines itself in kendo. But, at the same time, one must not forget that the foundation of judo comes from the sword tradition. And why is that tradition so important? The examples that follow will help to understand it better, because it’s necessary to understand the intensity the sword followers invested in their art, when in search for a higher level.
14.1.05
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