18.1.05

REFLEXÃO SOBRE O BUDO: ESTUDO A PARTIR DO KENDO (II)

Continuando as traduções do mestre Tokitsu vamos hoje falar acerca do “Seïgan-tachigirigéïko”. E pensar que ainda há quem se queixe dos exames de kendo dos dias de hoje. Como sempre já sabem que estes e muitos outros textos estão disponíveis em http://www.tokitsu.com.

O Seïgan-tachigiri-géiko de Shunpukan
O conjunto dos adeptos de todo o Japão constituia uma consciência global do nível (da arte) do sabre que, ao mesmo tempo, fazia parte da consciência geral do budo, apesar de o termo ainda não se aplicar na época. Entre os discípulos de Yamaoka Tesshu (1836-1888), aqueles que foram mais longe na Via foram os que efectuaram o “Seïgan-tachigirigéïko”. A palavra “seigan” significa que um discípulo presta juramento de levar o treino ao ponto de, se for o caso, morrer. No dojo de Tesshu, o Shumpukan, existiam três estágios na aplicação do seigan. No primeiro, quando o aluno prestava juramento, Tesshu instruia-o acerca do estado de espírito necessário para levar a cabo a tarefa. Depois, o seus nome era afixado numa placa de madeira branca no dojo e o aluno deveria perseverar durante três anos, sem faltar a um único dia de treino. Por fim, deveria participar no chamado “tachigiri-géïko”. Tratava-se de efectuar, sozinho e sem descanso, duzentos combates de seguida. Depois disso, tornar-se-ia num discípulo de primeiro grau.

Depois de ter passado esse primeiro grau do seigan, se o discípulo continuasse a treinar com determinação durante alguns anos seguidos, poderia tentar atingir o segundo grau. Para isso, deveria executar duzentos combates seguidos por dia, durante três dias consecutivos, num total de seiscentos combates. Ao ultrapassar essa prova, tornava-se discípulo de segundo grau. Depois de vários anos mais de treino intensivo e de experiências várias, o discípulo podia então pedir para executar o terceiro grau de seigan. Nesse caso, deveria efectuar duzentos combates por dia, durante sete dias consecutivos (!). Aqueles que conseguiam superar essas três provas recebiam o título de “menkyo-kaîden” que significa que eram depositários do saber da escola e mestres autorizados a transmiti-lo.


CONSIDERATIONS ABOUT BUDO: A STUDY FROM KENDO (II)
So, we keep on translating Tokitsu sensei’s articles, and today we’ll talk about “Seïgan-tachigirigéïko”. And to think that are people who complains about today’s kendo graduation exams. As you also know, all these articles, and many more, are available at
http://www.tokitsu.com.

The Seïgan-tachigiri-géiko of the Shunpukan
The whole of the adepts, from all over Japan, constituted a global conscience of the levels of the (art of the) sword that, at the same time, was a part of the general conscience of budo, altough the word was not used at the time yet. Between the disciples of Yamaoka Tesshu (1836-1888), those who went far in the Way, were the ones who did “Seïgan-tachigirigéïko”. The word “seigan” meant the disciple had to swear that he would conduct his training to the point of, if necessary, dying for it. In Tesshu’s dojo, the Shumpukan, there were three different stages of seigan. In the first one, after the disciple made his solemn promise, Tesshu would instruct him about the state of mind needed to accomplish the task. Then his name was affixed on a white wood plate at the dojo and he should persevere in his training for three years, without failling one single training day. To conclude, he should undergo “tachigiri-géïko”. Alone and without a rest, he would do two hundred combats in a row. After that, he would then became first degree disciple.
After that first degree of seigan, if the disciple kept on training with determination for a few more years, he could then try to achieve the second degree. To do it, he needed to do two hundred combats a day, in three consecutive days, a total of six hundred combats. By accomplishing it, he would be rewarded with the disciple of second degree title.
Then, after a few more years of intensive training and various experiences, the disciple could apply for his third degree of seigan. In that case he should be able to fight two hundred fights a day, during seven days in a row (!). Those who succeeded received the “menkyo-kaîden” title, meaning they were the depositaries of the school’s wisdom and also masters authorized to transmite it.


1 comentário:

Anónimo disse...

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