3.4.06

3. COMO ENCARAR O JI-GEIKO EM CADA FASE DE DESENVOLVIMENTO.

3-1. Graduações Kyu
Em primeiro lugar, o ponto mais importante que o Kendoka deste nível deve ter em mente é de tentar de usar as técnicas (Shikake-waza) por sua própria iniciativa. Não se limitar a Men ou Kote, mas tentar usar TODAS as técnicas que aprendeu em Kihon-geiko e Kata-geiko. Não deve ter medo de falhar ou ser derrotado. É de esperar que o Kendoka se aperceba gradualmente do timing apropriado de cada uma das técnicas, à medida que as utiliza quando toma a iniciativa de atacar. Outro ponto importante é que não deve parar o seu movimento depois de atacar, mas sim tentar completar o ataque e rapidamente preparar-se para a próxima acção. É frequente no Ji-geiko que os principiantes percam a atenção (e a guarda) assim que concluem o primeiro ataque e enquanto voltam para onde estavam antes de o iniciarem. É fulcral manter a concentração, onde quer que se esteja, e preparar-se para a próxima acção assim que se conclui o primeiro ataque.


Em segundo lugar, é normal que a maioria dos principiantes não tenha ainda aprendido, nesta fase, como se defender. Dá-se também o caso de os principiantes não saberem exactamente o que fazer; permanecerem ausentes e estáticos sem tentar responder aos ataques, ou então fechar os olhos e contrair os ombros, por vezes recuando ou fugindo, sempre que o adversário toma a iniciativa de atacar primeiro. É também razoável assumir que podem até sentir medo perante o ataque do opositor.
O que é importante aqui é (ajudá-los a) compreender as noções de Ko-bo-ichi e Ken-tai-itchi (N.Tr.: Não confundir com Ki-ken-tai-no-itchi). Estas expressões ilustram a importância de estar sempre física e intelectualmente preparados para se defender de um eventual contra-ataque do adversário enquanto estamos a atacar, mas também preparados para contra-atacar enquanto defendemos (All Japan Kendo Federation, 2000, p. 47).


O acto de defesa não existe, por si só, no Kendo.

A defesa existe tendo como objectivo o ataque ou o contra-ataque.

Usar uma defesa adequada possibilita-nos atacar imediatamente a seguir, mas não se deve permanecer estático e simplesmente defender utilizando só o shinai. Deve-se manter os joelhos relaxados e defender usando o shinai e sabaki (esquivando).
À medida que se ganha experiência, adquire-se também uma gama maior de Waza e um melhor timing. Nesta fase, deve-se encorajar a utilização de técnicas com movimentos grandes, que envolvam todo o corpo, a não confiar em técnicas com movimentos pequenos e a não tentar apenas atingir o adversário mais vezes do que ele nos atinge a nós.
Se, nesta fase, se criam maus hábitos na maneira de atacar e defender , demorará muito tempo até que eles desapareçam. É importante reflectir sobre a maneira com que encaramos o Ji-geiko, ouvindo os conselhos dos Sempai e Sensei, mas também através de um auto-exame

Este texto é parte de “Atitudes para com o Ji-geiko”. Um artigo da autoria de Sotaro Honda, 6º dan Renshi e Treinador da Equipa Britãnica, gentilmente cedido pela BKA - British Kendo Association.

Sem comentários: