8.4.06

E NO QUE A JI-GEIKO DIZ RESPEITO...

... para já, estamos conversados. O resto da comunicação de Sotaru Honda, debruça-se, a partir de agora, sobre como fazer Ji-geiko de 4º dan para diante e coisas semelhantes: como fazer ji-geiko com idoso, mulheres e crianças e tudo mais. Não sendo assuntos que me parecem particularmente relevantes nesta altura, vou dedicar o meu próximo trabalho de tradução a outra comunicação do autor, desta feita, dedicada ao Shiai.

Ah, a propósito de Ji-geiko, que belo Ji-geiko que fiz ontem com Osaka sensei. Fiquei muito contente.
Saudámo-nos. Em seguida, eu, respeitosamente, proferi a frase: Shitsurei-shimassu.?. algures entre uma pergunta e um pedido de desculpas. Ele assentou com gesto e pude assim assumir Jodan-kamae. Quando se faz Jodan-kamae com alguém mais graduado (godan para cima) é de bom tom dizer sempre shitsurei-shimassu. Sim, podia ter dito "goburei-shimassu", mas shitsurei-shimassu, pelo que Osaka san me disse uma vez, é mais bem educado. É uma espécie de desculpa. Significa mais ou menos, desculpe-me pela minha ousadia em assumir uma guarda tão agressiva (eu, um reles verme, um invertebrado que deveria passar o resto da minha vida era em gedan, que é o que mais se aproxima da minha condição de ser rastejante). Voltando ao Ji-geiko, é claro que a seguir levei uma carga de porrada enorme, mas foi uma carga de porrada enorme extremamente educativa.

Abayo.

3 comentários:

Usagi-san disse...

Bom, se percebi bem o que queres dizer, acho que não. Quer dizer, eu quando faço Ji-geiko com o sensei Osaka finto e tento enganá-lo o mais que posso, de maneira a tentar acertar o que quero. Chego a olhar descaradamente para o kote para, em seguida, tentar acertar men. Aliás, doutra forma nunca lhe conseguiria tocar.
Não, definitivamente eu acho que não. O acto de fintar é uma representação física do nosso seme. Só muito mais adiante é que conseguiremos fintar "sem que se veja", digamos assim... como os 8ºs dan fazem.

Vítor Ramalho disse...

Um blogue sobre A.M.
parabéns.

Usagi-san disse...

Obrigado, mas permita-me uma pequena rectificação: é um blog de kendo.
Ao longo destes dois anos e tal, se a memória não me falha, dediquei 3 (ou 4) posts a assuntos não relacionados com kendo.
de qualquer maneira... volte sempre, caro Vitor.