27.10.05

A ESCOLHA 1



Num dos posts do recém-nascido, e já moribundo (?), fórum não oficial da APK alguém pergunta “porquê o kendo?”. Apesar de recorrente, não posso deixar de concordar que a pergunta é sempre pertinente.
Um dos chavões mais repetidos do mundo do kendo é que as pessoas não escolhem o kendo, mas que é o kendo que as escolhe a elas. Ouvi-o cá, tal e qual como o ouvi em muitos outros lugares. Na verdade, parece que sempre que dois kendokas que não se conhecem, permanecem mais de 5 minutos no mesmo local a pergunta surge sempre, inevitável: “Então e tu, porque é que...?”
As respostas variam, mas não muito, apesar do que se possa pensar. Para facilitar o raciocínio vou dividí-las em três grandes grupos:

Grupo 1 - Grande parte dos inquiridos já praticou outra arte marcial antes e o interesse em aprofundar um pouco mais a sua cultura geral sobre a mesma, leva muitas vezes a cruzamentos de informação, onde inevitavelmente o kendo aparece como referência.
Grupo 2 - Outros ficaram curiosos perante o visual estranho e agreste (para não dizer brutal) dos praticantes de kendo. Documentários, simples fotografias ou até mesmo demonstrações são, na maior parte das vezes, responsáveis pela atracção visual (inegável e a um tempo bizarra) que um kendoka completamente equipado exerce sobre os espectadores.
Grupo 3 - Outros ainda, regra geral mais novos, chegaram ao contacto com o kendo de maneiras mais estranhas e bem menos ortodoxas, através de jogos de vídeo, filmes, manga, animé, role-play, etc, etc.

Seja como fôr, o mais interessante porém, e o que ninguém pergunta, é porque é que as pessoas que continuaram a praticar kendo o fizeram. Essa parece-me ser a pergunta crucial, a qual nos leva de novo para o famoso e já referido chavão “Não são as pessoas que escolhem o kendo, é o kendo que escolhe as pessoas.”
E tendo em conta a ínfima percentagem dos que continuam, tudo leva a crer que o mesmo será exacto. Veremos.

Sem comentários: