10.10.05

KENDO NÃO É FUTEBOL

Confesso que até tremo de cada vez que penso como vai ser o próximo torneio de kendo em Coimbra.
Não, não me preocupa a posição do ranking em que vou ficar, se me vou classificar directamente para a selecção (muito pouco provável, aliás) ou se me vou sequer classificar ou qualquer outro problema existencial do género.
Não é isso. Só me pergunto se as pessoas terão feito uma avaliação correcta das afirmações de Osaka sensei no encerramento do Torneio na Arrentela ou se será só uma paranóia minha. Eu explico:
No final do torneio o senhor Osaka verbalizou o seu contentamento em relação à melhoria da qualidade técnica dos participantes do evento. É verdade. Então, se ele o diz, deve ser mesmo verdade. Mas o que o senhor Osaka não diz, e nunca o dirá com certeza, é que ser árbitro, para além de uma enorme dor nas costas ao fim do dia, também proporciona a oportunidade de ver tudo o que se passa no shiaijo com uns olhos muito mais atentos. E se por um lado uma maior competitividade traz consigo uma melhoria evidente das qualidades técnicas dos participantes, por outro lado, infelizmente, também trouxe uma avidez de vitória a todo o custo que não honra em nada esta actividade que supostamente, todos adoramos praticar.
Vi (Vimos todos? Ou será que sonhei?) algumas coisas que me deixaram muito triste. Vi alguns gestos de mau perder, vi autênticas agressões (e tentativas de agressão) dentro do shiaijo, vi pessoas que nunca deviam estar numa competição, porque claramente não estavam física e/ou intelectualmente preparadas para tal. Isto tudo acontece em nome de quê? Oh malta, desenganem-se, não vale a pena. Não vão fazer anúncios para o BES ou ter contratos milionários com a Nike, só porque participam e eventualmente ganham um torneio de kendo. Isto não é futebol. Nós temos obrigação de ser melhores do que esses péssimos exemplos de anti-desportivismo com que nos deparamos todos os dias.

O mais importante não é ganhar ou perder.” Disse-me um senhor japonês este Verão em Kitamoto, durante as aulas de arbitragem. E continuou: “O mais importante é saber ganhar e saber perder.”
Faço minhas as suas palavras, Shimojima sensei.

1 comentário:

Pedro disse...

Infelizmente não consegui estar no final do torneio, para grande pena minha, embora tenha participado nele. Não sabia que Osaka Sensei tinha dito isso. Fico contente com as palavras dele, e concordo em pleno contigo, quando dizes que de facto existiu demasiada vontade em ganhar e pouca em aprender a perder.
Criei demasiadas expectativas em relação a esta competição, tanto eu, como muitos outros de Lx. Tinha defenido o objectivo de me qualificar de modo a participar no Nacional, mas não consegui, e tudo por falta de disciplina mental e demasiada ambição!Julgo que me falta budo, sinto falta de alguém que fale um pouco de Kendo teorico nas aulas, de preparar a mente e a concentração, embora perceba que o próprio treino é essa preparação.Talvez não me esteja a explicar bem, o que quero dizer é que deviamos treinar para nos aperfeiçoarmos e não para marcar ipons nos campionatos, fiz-me entender?
Gostava de ter um treino só dedicado à teoria, conversar sobre kendo!
Abraço e Bom estágio em Évora, que infelizmente não tenho oportunidade de ir!