Quarta-feira, 14 de Junho
Shikake-waza... tai-atari, tsuba-zeriai.
Foi esse o objecto das palavras do sensei Osaka logo após o treino de hoje.
Segundo ele, muita gente tem tendência para encarar tsuba-zeriai como... um bocado como "atirar-se para cima do adversário". Para melhor executar hiki-waza, porém, o senhor japonês recomenda que os cotovelos fiquem longe do corpo do adversário.
Mais exactamente, refere ele, os braços deverão encontrar-se bem no eixo central (já estavam a achar estranho?) durante a execução de tsuba-zeriai, usando a mão direita para fazer (alguma) força de cima para baixo, sobre a tsuba do opositor.
Nada de estar de lado, ancas bem de frente (importante).
Objectivo, claro, controlar os movimentos do outro e (isto digo eu) livrar algum peso da mão esquerda, de modo a que a mesma se possa deslocar mais rapidamente para zonas onde hiki-waza seja mais fácil de executar.
Em resumo, a conversa é sempre a mesma: basta ver como Osaka san executa hiki-men, por exemplo, para perceber que tsuba-zeriai deve ser tudo menos empurrar. Pelo contrário, o objectivo de tsuba-zeriai deve ser o de nos "subtrairmos" ao adversário, o mais rapidamente possível.
Shikake-waza... tai-atari, tsuba-zeriai... pressão... não avances demasiaaaaado, recua! Hiki-waza.
Ippon ari.
Limpinho. Fácil. Pelo menos, assim parecia.
Os 3 árbitros levantam as 3 bandeiras ao mesmo tempo, como num bailado.
O público rejubila e grita em uníssono:
- Até sextaaa.
14.6.06
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
LOLOLOL, devias candidatar-te para uma coluna desportiva ai num jornal :D
A maior dificuldade que encontro durante tsuba zeriai é de me "subtrair" sem me expor demasiado. Isto talvez porque ainda sou mais lento que a maioria. Mas agora disseste uma grande verdade. Se estamos a empurrar o adversário a mão esquerda fica tudo menos livre e logo aí reduz a possibilidade de um bom ikki men.
:D I love this game..hmm sport...martia art...hmm I love Kendo! ;)
Enviar um comentário