24.6.06

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 22

Sexta-feira, 23 de Junho

Nas suas palavras finais o Sensei falou hoje apenas em duas coisas.

Primeiro fez uma referência breve à importância de a perna esquerda vir imediatamente para a frente quando a direita avança, ou seja quando se ataca não se pode deixar a perna de trás presa ao chão. Esta deve de imediato também avançar.
Este movimento é essencial para nidan waza, por exemplo kote-men e ainda para um correcto Zanshin

Falou ainda com mais demora de um assunto que achei muito interessante, e que não é muito comum ele abordar.


Quando se ataca (ou se entra fazendo Seme), o nosso Shinai não se deve desviar do do adversário. Pelo contrário deve deslizar encostado a este de forma a que possamos “sentir” a reacção do adversário.

O sensei usou uma expressão que me pareceu engraçada: o nosso Shinai deve ser uma espécie de antena para captar a reacção. Caso sentimos que o nosso oponente faz força para a esquerda (dele) então podemos atacar Kote, caso faça para a sua direita então é o Men o seu ponto fraco.

Isto parece tão fácil de perceber, mas é mais uma daquelas coisas que leva uns 10 anos até começares a sentir alguma coisa na “antena” e ainda outros 10 até conseguires aproveitar isso de forma eficaz.

Um abraço
Sérgio Andrade


E assim se vê que há pessoas que tomam atenção às palavras do senhor (Osaka).

Obrigado ao Sérgio, que por acaso e nunca é demais lembrar, até foi o inventor deste conceito dos posts com as considerações finais do nosso inestimável Osaka San.

2 comentários:

Kodomo disse...

Aproveito para agradecer tanto ao Sérgio como ao joaquim por esta magnifica ideia. Acho excelente para o pessoal que não treina ou Lisboa, ou para quando os que treinam, como é o meu caso, não perderem essas curtas mas importantes palavras que o sensei nos transmite.

Ao Joaquim agradeço também pela elaboração de alguns assuntos, não se ficando apenas por transcrever as palavras do sensei.

A ambos, um sincero obrigado...

Tiago André Veiga

Maltez disse...

Para quem não pode estar presencialmente com o sensei com a frequência desejável esta rúbrica é de facto uma iniciativa louvável.

Muitos parabéns e força nisso, Joaquim.
Estamos consigo.