18.9.07

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 64 E 65

Sexta-feira, 14 e segunda-feira, 17 de Setembro 2007

Eu sei, eu sei, outra vez dois de uma vez, mas o que querem? Ele fala pouco ultimamente.

Então na sexta, apesar de poucas, as palavras do senhor Osaka remeteram para um assunto bastante importante: fumikomi-ashi. De facto, não me lembro agora (e não me apetece ir ler os post's anteriores todos), mas creio que poucas vezes o ouvi, pelo menos no fim das aulas, mencionar fumikomi-ashi. O gesto de "pisar" com força com o pé direito quando se executa um (qualquer que seja) ataque.

Mais fumikomi, o pé ao mesmo tempo do shinai, forte, disse.

E a verdade é que fumikomi-ashi está profundamente relacionado com ki-ken-tai no ichi e portanto, com a essência do kendo moderno.
Para lá do facto, óbvio, de uma boa "patada" fornecer um apoio maior no instante em que o corpo (que se desloca) mais precisa dele, outros valores mais altos se levantam.
Por exemplo, uma vez que o pé deve atingir o solo no mesmo momento em que o shinai atinge um dos datotsu-bui do adversário, quase que pode dizer-se que um bom fumikomi-ashi é já dois terços de um ippon.
Se tudo correr como deve ser, no instante de fumikomi-ashi, o pé já "levou consigo" o ken (espada) e o tai (corpo).

Outra coisa que ele mencionou, já não para o grupo mas em resposta a uma pergunta do meu irmão, relaciona-se com kiri-kaeshi e com o "eterno problema de chocar ou não chocar", ou seja, depois de sho-men, e antes de se iniciar cada uma das séries de 9 sayu-men, deve-se fazer ou não fazer tai-atari? Segundo este 7º dan, sim. E não.
Sim, quando se é um praticante já com algum tempo de keiko (não sendo, no entanto, o gesto obrigatório), e definitivamente não, se se é um principiante.

Ontem, segunda-feira, o sensei disse-nos apenas que, quando se faz kakari-geiko, que aliás temos feito em fartura, não se deve executar movimentos circulares com o shinai, mas sim ser o mais directo possível nas trajectórias. Toda a gente disse "hai", alto e bom som, e em seguida toda a gente olhou para o Sousa... até o Sousa ;-).

Até quarta e bom keiko.

E não se esqueçam de votar nos Usagi San Awards.

Sem comentários: