26.9.07

USAGI SAN AWARDS EM 2008?

Faltam aproximadamente 48 horas para o final da votação nos Usagi San Awards 2007.

O ano passado, por esta altura, o vencedor estava quase definido e a votação tinha já sido muito superior à deste ano.

O que põe em questão uma data de coisas. A começar pela continuação ou não da existência deste blog.

É que, se por um lado, os números de visitantes nunca foi tão alto, por outro, nunca a interacção entre os visitantes e o "corpo editorial" do mesmo foi tão baixa.

Eu não me vou queixar que esta coisa de blogar dá muito trabalho, não dá. Pelo menos a mim, não me dá. Sempre fiz questão de ter este blog a funcionar por uma questão de prazer.

Nunca tive um milímetro de espaço ocupado com anúncios.

Para poder ter a lata de pedir coisas a outras pessoas, nomeadamente textos para traduzir ao Sensei Tokitsu, ao Sensei Honda ou ao Dr Alex Bennett, só para citar alguns daqueles que andei a melgar ao longo destes anos, sempre achei vital que ninguém pudesse, de maneira nenhuma, encontrar nestas páginas algo que fosse visto como tendo sido criado com espírito comercial ou com objectivo de lucro.

Quando eu era miúdo, e praticava karate, nos longínquos anos do milénio passado, lembro-me bem da seca que era ter de esperar um mês (às vezes vários, porque a distribuidora portuguesa fazia gato-sapato dos leitores) pela edição de uma revista francesa chamada "karate". Aquelas dezenas de páginas (em princípio) mensais eram um oásis de informação para o praticante faminto de notícias.

Hoje, para a maior parte dos praticantes de budo nacionais, essa é uma realidade completamente desconhecida, e apesar de não haver muita coisa sobre kendo e em português na net, sei que posso acabar com este blog a qualquer momento e ficar com a minha consciência tranquila.

A quantidade de informação acumulada ao longo destes poucos anos já me deixaria, se fosse outra vez um puto de 13/14 anos faminto de informação, totalmente saciado... bom, pelo menos por uns tempos.

Tudo isto para chegar ao ponto crucial deste desabafo, meus caros poucos e fiéis (e egoístas) leitores, e que é o seguinte:

Se esta votação tiver menos votantes que a do ano passado é um sinal claro, para mim pelo menos, que não ando aqui a fazer nada.
É sinal que as pessoas se fartaram, que este blog deixou de fazer qualquer sentido e que, naturalmente e sem quaisquer ressentimentos, está na altura de partir para outra.

Agora é convosco.

5 comentários:

jorge disse...

Caro Usagi, na minha modesta opinião acho que a votação não terá nada a ver com a qualidade e importância do trabalho unico em Portugal que fazes, que de certeza muitos reconhecerão o seu valor. Aliás, tu mesmo reconheces que o numero de visitantes nunca foi tão alto.

Concordo contigo na interação, realmente existem poucos leitores a fazer comentários. Preguiça, receio de fazer questões em "público", talvez?

O facto de haver poucos participantes na votação será certamente por outros motivos, talvez não tenha havido nenhum kendoca que se tenha evidenciado como revelação, etc, etc...

Julgo que o teu tabalho é fundamental e neste momento insubstituível no panorama kendoca nacional, por isso se decidires terminá-lo acho que este não será o motivo mais forte para o fazeres.
É óbvio que podes terminar pelo motivo que te der na real gana, mas isto foi só, como disse no inicio, a minha modesta opinião.

Grande abraço

Márcio Medeiros disse...

Usagi san, venho lhe advertir que este blog ultrapassa as fronteiras lusitanas chegando a todas nações de língua portuguesa. Sou um visitante diário deste e o que mais me aflige neste mundo virtual a qual dedicamos um tempo precioso do mundo real é a saúde do seu microcomputador entre todas as máquinas que permeiam a net.

Sou nidan e moro na região nordeste brasileira, distante, 2343 km do próximo mais graduado.
Este blog tem me ajudado muito na minha prática, e por muitas vezes corrigiu conceitos errôneos que eu mantinha.

Portanto, caro Usagi, peço que retire de vossa abençoada mente a idéia de remover este blog, e que ainda mantenha sempre seu pc em boa forma.

Domo arigato!

Usagi-san disse...

Pá o stress, o stress. Não me pressionem, não me pressionem.
Agora a sério, acho que já sei como vou resolver o assunto.
tem a ver com expectativas... depois eu digo.
Grande abraço pro Jorge e pro nosso amigo Márcio, leitor lá no nordestche do Brásiu.

Bruno Rosa disse...

Usagi San será muito mau acabar com o Blog, para mim este Blog foi uma das razões do meu interesse pelo Kendo, que pertendo começar a praticar dentro em breve.

Fica bem :)

Maltez disse...

"apesar de não haver muita coisa sobre kendo e em português na net, sei que posso acabar com este blog a qualquer momento e ficar com a minha consciência tranquila."

Tu não bates bem da pinha... :)

Sem ti, metade dos kendocas portugueses não saberiam o que sabem e por conseguinte não seriam o que são. O teu blog não é mera informação em bruto mas incorpora já o conhecimento que só alguém com os teus anos de experiência pode ter.

Não menosprezes o teu trabalho. E para que não fiques chateado por não ter votado a tempo no kendoca do ano, o meu voto vai em público e para ti.

Abraço