22.9.07

PERO QUE LAS AY LAS AY

Como rentabilizar, ou pelo menos, amortizar as despesas de deslocação de uma equipa nacional a campeonatos internacionais? Como fazer para que "aquele kendoka" que até devia estar presente, porque faz falta à equipa, possa viajar com o resto da comitiva, apesar de não ter dinheiro para pagar as suas viagens?
A resposta inevitavelmente passa sempre pelo mesmo: patrocínios.
Mas só quem já alguma vez passou pelo processo sabe como é estranho o mundo dos patrocínios no kendo desportivo.
Ao contrário dos praticantes de certas modalidades marciais, cujo keiko-gi parece um filho ilegítimo, gerado durante um bacanal entre praticantes e anunciantes, os anúncios de patrocinadores no keiko-gi e no kendo-gu dos kendokas é ainda bastante raro.
Mas já existe.

E já não é só nos tenogi's ou nos fatos de treino das selecções... ou ainda aquele discreto quadradinho nos hakamas da e-bogu.

Mais fotos do campeonato do mundo de Taiwan em:
http://www.simulacre.org/wordpress/photos/album/72157594416796101/

Como se pode ver nesta foto da selecção coreana presente nos 13ºs Campeonatos do Mundo, a publicidade nos equipamentos de kendo está a chegar. Devagarinho, discretamente, mas está MESMO a chegar.

Só falta perguntar: então e a Nokia em Portugal? Vai um patrociniozinho, hein?

3 comentários:

jorge disse...

Era bom, era....

Nem no Campeonato Europeu em Lisboa houve interesse em patrocinar.

Quando houver um kendoca nacional campeão europeu talvez o Kendo em Portugal possa despertar mais interesse e apoios, e mesmo assim não sei... :)
Alguém se candidata?

Usagi-san disse...

Eh pá, não sei se pasará obrigatoriamente pelos resultados desportivos, isso ajuda claro, mas... olha, não sei Jorge, se calhar pode passar por uma empresa ter "cojones" suficientes para apostar e depois ter algum retorno positivo... porque a verdade é que podes sempre capitalizar esse investimento, nem que seja em termos da imagem da empresa... sei lá...

jorge disse...

Exacto, escolheste a palavra certa: "cojones" !
Porque julgo que mesmo com bons resultados desportivos não vai ser fácil, só uma empresa com eles no sítio ;)

Mas essa ideia de usar o Kendo como imagem de uma empresa é bastante boa, talvez num futuro próximo alguém se lembre!