21.1.08

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 97

Segunda-feira, 21 de Janeiro 2008

Hoje não foi um bom dia para mim. Apesar do treino ter sido excelente (ou talvez por causa disso mesmo) cheguei ao fim completamente destruído.
É a velha história: um dia sem treinar e o teu corpo nota, uma semana e o teu adversário nota... e por aí fora.
O treino foi mesmo muito interessante. O meu tornozelo não começou lá muito bem, o que fez com que eu não começasse lá muito bem, tanbém. Mas lá para o meio do keiko atinou e a coisa lá foi andando. Combati contra o sensei e levei um baile daqueles à maneira antiga. Não lhe consegui praticamente tocar. Estava naqueles dias terríveis, o senhor.

Temos andado a fazer um exercício diferente nos últimos tempos.
Um misto de uchi-komi e kakari-geiko bastante bom, mas também bastante cansativo.
O princípio do dito exercício é simples: ataca-se com um de dois ataques pré-definidos (men ou kote-men), vai-se a tai-atari e em seguida faz-se hiki-waza (hiki-men ou hiki-kote ou hiki-do) consoante a abertura que o parceiro nos "oferece". Assim que recuamos para a distância (graças a hiki-waza) o adversário ataca por sua vez com um dos dois ataques que tem à sua escolha, nós recebemos o ataque, aguentamos o tai-atari e por aí vai... depois é só repetir o mais intensamente possível e o mais rapidamente possível... tipo kakari-geiko.

Bem feito este trabalho é devastador: dez vezes mais cansativo do que ji-geiko. Costas, braços e pernas, fica tudo em papa. Pois aí está. Já não me admiro tanto da porcaria de ji-geiko que fiz... pois...

No fim, o sensei referiu que para fazer bem o exercício que descrevi ,convém mesmo, mesmo, dar tudo por tudo. Atacar com espírito, chocar forte, sair em hiki-waza rapidamente... e não perder tempo entre accções; assim que um faz hiki-waza, mal ele chega a issoku itto-no ma, já o outro deve estar a atacar. Deve ser um "jogo" sem interrupções.

Enfim, só de descrever o que se passou já estou cansado outra vez... vou afundar-me no sofá em frente à TV.
Não me falem mais de kendo, hoje.

Arigato gozaimastééééé...