E assim, da mesma forma como tinha desaparecido, eis que renasce, qual fénix das suas próprias cinzas, a rubrica favorita de todos os leitores deste modest(íssim)o blog.
São esperadas grandes festividades um pouco por todo o "país kendoka".
Ontem, ao terminar o treino, o sensei Osaka dirigiu-nos umas, poucas, palavras acerca de tai-atari durante a execução de kakari-geiko, focando a sua atenção especialmente sobre o papel do motodachi.
Apesar de não o ter dito ontem, Osaka san já se referiu variadíssimas vezes à importância do papel de motodachi na execução de um bom kakari-geiko.
Kakari-geiko (tal como uchi-komi geiko ou, até, kiri-kaeshi ou qualquer outro keiko executado a pares) deve ser feito pelos dois participantes. Motodachi que "recebe" e kakarite que executa.
O papel de motodachi não é descansar enquanto o outro se esfalfa a correr de um lado para o outro como um doido. Motodachi tem obrigações. A saber, duas das mais importantes são:
1 - Estar na "distância correcta", e isso significa uma distãncia o mais aproximada possível de issoku-itto no ma, de cada vez que kakarite executa uma viragem;
2 - Ter (e este ponto foi o que o senhor Osaka ontem ressaltou) o espírito alerta e decidir antes (ANTES!!!) do ataque se "deixa passar" ou se faz tai-atari. É só isso: ANTES do ataque!
E, se decidir fazer tai-atari, concluia ontem o senhor japonês, aguentar sem recuar. Se se decidiu ficar na linha de fogo é preciso "arcar com as consequências".
Uma das piores coisas que pode acontecer a um kakarite é ir à procura do apoio necessário para hiki-waza e ficar a flutuar, porque o motodachi, no último momento, "se baldou" e recuou um passo. Quebra o ritmo, quebra a respiração (e quebra as perninhas), em resumo, pode destruir todo um esforço, e transformar o kakarigeiko, numa frustração total.
Qualquer pessoa um bocadinho mais atenta, ao observar um par a executar kakari-geiko, apercebe-se de imediato se o motodachi está "a domir" ou a fazer o seu papel.
Kakari-geiko já é difícil de fazer com um bom motodachi, com um mau, então, é um verdadeiro descalabro.
Pensem nisso. Até à próxima.
9.1.07
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
"São esperadas grandes festividades um pouco por todo o "país kendoka".
Eheheh... já o povo diz que "presunção e água benta..." :-)
Enviar um comentário