10.1.07

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 29

Quarta-feira, 10 de Janeiro 2007.

Passámos mais de metade do treino de hoje a fazer kiri-kaeshi. O resto do tempo foi gasto, uns 30%, furiosamente, em kakari-geiko, os restantes 20%, ji-geiko. Acho que posso dizer, sem correr o risco de alguém me contradizer, que ficámos todos feitos em papa.

Se alguém esperava uma grande explicação metafísica para o treino ter sido tão desgastante, então deve ter ficado desiludido, pois no fim, o senhor Osaka apenas nos disse que kiri-kaeshi é muito importante, além do que, se queremos elevar o nível do nosso kendo, também temos de melhorar o nosso kakari-geiko (leia-se, fazer muito kakari-geiko).
Não há dúvida que é mesmo japonês, este.

À laia de conclusão gostava imenso de citar o capitão da equipa americana (que derrotou, pela primeira vez em 36 anos de campeonatos do mundo, a equipa japonesa) acerca da preparação que os elementos da mesma tiveram. Diz o senhor Cris Yang, rokudan, num post de um fórum de kendo:

"We had a trainer that created various cardio and strength training exercises for us.
However, I strongly believe that the best way to improve in kendo is through practicing kendo. This includes fundamentals (suburi, suriashi, etc.) as well as dedicating a large amount of time to basic kihon uchi and waza renshu.
In addition, in order to increase speed and endurance, kakari-geiko and oikomi are important (...)."

Okini pela vossa atenção e... abayo.

Sem comentários: