10.11.07

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 83

(Edição Especial)
Sábado, 10 de Novembro 2007

Consegui. Cheguei (mais ou menos) inteiro ao fim.
Não que o treino em si fosse muito violento, longe disso, estava era com medo que o meu pé não se aguentasse à bronca. Mas correu tudo bem. Coxeei um bocadinho durante os men e kote-men "a passar", mas isso já começa a ser recorrente (a parte do "passar", estoira-me sempre o tornozelo) mas depois recompus-me e acabei o treino na boa. No fim, nem estava tão cansado como inicialmente supunha que iria ficar.

No fim deste belo treino de quase 3 horas (não começou mesmo às duas e acabou um bocadinho antes do que era suposto) em que nos envolvemos no treino de coisas tão diversas como Bokuto ni yoru kendo kihon waza keiko ho, renzoku-waza, uchikomi-geiko, kirikaeshi, oji-waza, hiki-waza, ji-geiko e não me lembro agora de mais, no fim, dizia eu, o senhor Osaka centrou as suas palavras sobre 3 temas:

1 - Variar o ângulo de ataque quando se executa hiki-waza, nomeadamente hiki-men.
Que é que isto quer dizer? Alternar o ataque "clássico" de hiki-(sho)men e fazer também hiki-(sayu)men, atacando de ambos os lados, esquerdo e direito.

2 - Executar (em shiai, por exemplo) kaeshi-do em detrimento de nuki-do. Em última análise (suponho eu), porque kaeshi-do é mais seguro que nuki-do.
E, para o fazer bem, o kaeshi, convém atrair o adversário primeiro, forçando-o a fazer men. Como? Pressionando. Pressionar, pressionar, pressionar até ele ceder à tentação. Numa palavra, criar suki.
Back to basics, sempre.

3 - O terceiro ponto tinha a ver com alternativas de ataque e contra-ataque contra hidari-jodan-kamae, mas por incrível que possa parecer, vejam lá... não me lembro de absolutamente nada do que ele disse a esse respeito...

Até segunda e bom resto de fim-de-semana.