19.11.07

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 87

Segunda-feira, 19 de Novembro de 2007

Hoje combati em jodan... contra o sensei Osaka.
Como é o dia do aniversário dele, foi o "presente" que lhe dei. Correu mais ou menos... hum... menos... para mim, claro.
Levei um arraial de kote(s) que foi uma festa... e um GYAKU-DO. (Acho que) lá pelo meio da confusão consegui marcar um men (acho).

O treino foi bastante acelerado, com kirikaeshi (menos do que o costume) a abrir as hostilidades, passando rapidamente por men-uchi, renzoku-waza (kote-men, kote-do, tai-atari variados) e depois a piéce de resistence, ji-geiko, claro.

No final, recebemos uma ideia muito interessante de oferta.
Dizia o senhor Osaka que quando (em ji-geiko ou shiai) atacamos men, é preferível que a nossa linha de deslocação seja na direcção do lado direito do adversário.
Ou seja, devemos prosseguir para a nossa esquerda. Um pouco como acontece com a execução correcta de kote. O nosso pé direito deve seguir uma trajectória diagonal na direcção do pé direito do opositor. Todos temos a tendência, talvez resultado de inúmeros men "a passar", de seguir em direcção, ou do centro do adversário, ou, na maior parte das vezes, da esquerda do mesmo.

As vantagens de atacar para a direita são claras. "ocupamos mais" o centro do combate e contra-atacar, por exemplo, quer com nuki-do ou kaeshi-do é bastante mais difícil de realizar pelo adversário. Mais ainda, se o atacarmos pela direita do seu shinai, uma das poucas coisas que lhe restam fazer será talvez men-suriage(ura)-men, ou coisa parecida e complicada; ora para fazer men-suriage(ura)-men com sucesso durante um combate é preciso ser muuuuuito bom nesta coisa do kendo.

Já está, quarta-feira talvez haja mais.... ou se calhar, antes disso, conto-vos como foi a minha ida à primeira aula de kendo, de sempre, em Castelo Branco.