21.5.06

ATITUDES PARA COM O SHIAI 2


Competidores (antes, durante e depois do shiai)
Não é minha intenção discutir como combater num shiai. Isso depende de vós e de contra quem se combate. Além disso, todas as decisões devem ser tomadas pelo(s) competidor(es) assim que o shiai começa. Costumava acontecer que os professores (N.Tr.:dos liceus) estivessem constantemente a dar ordens aos seus alunos antes e durante o shiai. Isso era um acto que ignorava a autonomia e “ensombrava” o progresso e a continuidade natural do shiai e do torneio em curso. Pela minha experiência, hoje, tais actos parecem já não acontecer em torneios oficiais, mas ainda podem ser vistos em torneios de prática. Gostaria de discutir agora as atitudes que são esperadas dos competidores antes, durnate e depois de um shiai.

Independentemente do momento do shiai, a coisa mais importante é o auto-controle.

Como se pode controlar o adversário se não nos controlamos nós mesmos?

É necessário controlar a excitação para um nível mais baixo antes do shiai. É preciso que nos concentremos apenas na pessoa que está à nossa frente durante o combate.
Depois do shiai é necessário acalmar-se de novo e reflectir na maneira como combatemos. Deve-se também mostrar agradecimento e apreciação pela pessoa com quem se acabou de combater. É necessário aprender todas estas coisas se se deseja ser um bom combatente e aprender alguma coisa com a experiência.
Vou agora descrever estes conceitos mais em profundidade. O mais importante antes do shiai é, primeiramente, imaginar o vosso melhor kendo, incrementar a auto-confiança e focar toda a atenção nesse desafio particular (no caso de ser um combate de um torneio de equipas, o resultado global da equipa também deve ter sido em conta). Nesse momento, se se pensa demais em ganhar, perde-se a paciência e o mais certo é ser-se atraído para uma “cilada” do adversário ou começar a atacar sem tomar as devidas cautelas.

Mais vale perder um minuto num shiai do que o shiai num minuto.

Convençam-se que o resultado será satisfatório se derem o vosso melhor e se acreditarem nisso, mais do que em ganhar. É também importante saber contra quem se vai combater e como é o kendo do adversário. Sem dúvida que há pessoas que acreditam que não interessa quem vão enfrentar e que fazer o seu melhor kendo é a melhor aposta. Pensar desta maneira também é importante, especialmente para principiantes que apenas conseguem usar algumas (N.T.: poucas) técnicas e ainda não possuem grande visão táctica. Para os outros, recomendo que aumentem a sua concentração, que imaginem o vosso melhor kendo de acordo com o tipo de kendo do adversário e que criem tácticas antes do shiai (cuidado para não pensar em demasia e acabar confundido). Ao fazer estas coisas uma vez e outra, antes, durante e depois dos combates, começarão a aperceber-se do que pensar antes do shiai e quais a tácticas que precisam adoptar.

Em segundo lugar, durante um shiai, é-se muitas vezes obrigado a modificar as tácticas e a controlar o nível de stress. Claro que isso deve ser feito num instante. A habilidade para enfrentar essas situações não é algo que se adquira suficientemente ao fazer ji-geiko, mas que só pode ser adquirida ao participar em shiai e na experiência que se ganha ao ser colocado sob pressão.

O que os competidores se devem concentrar durante o shiai é: a) tentar tomar as melhores decisões e b) desempenhar ao seu melhor nível contra os seus opositores, em cada situação particular.

Um acto, como olhar para os shinpam para confirmar se alguém marcou algum ponto, não deve ser feito durante o shiai. Mesmo que pensem que marcaram um ponto perfeito, devem concentrar-se apenas no oponente até que ele desvie os olhos e o shinai para outro lado. Num shiai de alto nível, ambos os adversários tentarão controlar-se mutuamente e é muito difícil encontrar uma ocasião apropriada para marcar. Nessa situação, a vitória ou a derrota podem ser decididas por um pequeno erro táctico, (...) tal como uma desatenção desse género (N.Tr.: olhar para o árbitro) durante o combate.
É importante desenvolver a habilidade de manter a concentração durante todo o combate e de tomar as decisões apropriadas sob pressão, à medida que se ganha experência de shiai.

Em terceiro lugar, é também vital ganhar o hábito de reflectir acerca de como se combateu em cada shiai. No caso de ter o próximo encontro brevemente, recomenda-se que se reflicta de um modo breve e simplificado sobre o shiai anterior e se prepare para o próximo. Dá-se muitas vezes o caso de não nos lembrarmos como combatemos, se estávamos nervosos ou se se venceu um combate muito longo ou muito cerrado. (...) Nesse caso, seria ideal de pudessemos ver um video do combate. Se isso não for possível, peçam às pessoas que assistiram o seu comentário e pensem naquilo que eles vos disserem.

Num shiai há sempre vencedores e vencidos.

O que procuramos é ser bons vencedores e bons vencidos. (...) um bom vencedor significa alguém que combate com o espírito de Sei-sei-doh-doh (+ ou - : justo e honrado), é modesto e tem um conhecimento do significado de shiai. Mesmo que ganhe um shiai, conhece os sentimentos do vencido e nunca se gaba da sua vitória. Um bom vencido é alguém que não ganhou o shiai, mas que, mesmo assim, apresenta a mesma atitude e o mesmo conhecimento do bom vencedor.
Por outro lado, um mau vencedor é alguém que se gaba da sua vitória e um mau vencido, alguém que mostra a sua frustração por não ter vencido e que não consegue elogiar a vitória do seu adversário. Estas são pessoas que esqueceram a essência do shiai no kendo.

Só podemos fazer shiai e aprender alguma coisa com isso porque há outros competidores para combater, shinpam para arbitrar, pessoas que nos apoiam durante a competição; como as que apontam os resultados, medem o tempo dos combates, colocam as fitas de cores diferentes e muitos outros.
Nunca devemos esquecer o objectivo do shiai e devemos mostrar sempre o nosso agradecimento para com todos eles.

Este texto é parte de “Atitudes para com o Shiai”. Um artigo da autoria de Sotaro Honda, 6º dan Renshi e Treinador da Equipa Britãnica, gentilmente cedido pela BKA - British Kendo Association.

Sem comentários: