17.5.06

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 8

Quarta-feira, 17 de Maio

A edição de hoje de "A palavra do senhor (Osaka)" é muito especial e isso acontece por dois motivos:

Primeiro porque abordou um tema que me é muito querido, na falta de melhor expressão, e segundo porque durante uma grande parte da aula estive numa posição privilegiada: durante todo o mawari-geiko dedicado (quase) exclusivamente a kiri-kaeshi, fiquei naquela posição "do que não roda"; para que todos possam fazer com todos tem de haver um que "não roda". Fui eu, mas já lá vamos.

Primeiro, o primeiro motivo: depois de voltar (de novo) a insistir connosco acerca da posição da mão esquerda, o senhor Osaka disse-nos para abordarmos cada ataque durante o kirikaeshi, mas sobretudo o último men, como se de IPPON se tratasse. O último men então, deve ser perfeito. Em força, em colocação, ki-ken-tai, sae, datotsu... tudo.
TUDO deve ser perfeito, ou seja, IPPON.
Em seguida, falou do movimento dos pés durante kiri-kaeshi. E esse é o tal motivo que me é muito prezado. Referiu que o movimento deve ser linear e que, mesmo que se use aquele sistema dos "saltinhos" quando se faz depressa, cada passo dado para a frente deve ser do mesmo tamanho de cada passo dado para trás. O porquê este tema ser muito interessante para mim tem a ver com kata, mas isso agora não interessa nada, adiante para o segundo motivo.

O segundo motivo que faz deste "A palavra do senhor (Osaka)" muito especial é que, como disse, na posição em que fiquei, colocado um dos extremos da fila, tive a sorte de ficar no extremo onde o sensei também permaneceu e onde corrigiu toda a gente que por lá passou a fazer kiri-kaeshi. E todos lá passaram. E todos fizeram kiri-kaeshi... comigo... para, logo a seguir, serem corrigidos pelo que tinham feito. Foi uma lição de kiri-kaeshi aplicado fenomenal. E eu, na primeira fila, a ver.
Claro que seria impossível dizer-vos tudo o que ele referiu, mas, mas houve duas coisas que Osaka san insistiu particularmente:

1 ) - O kiri-cóptero, como eu lhe chamo, que acontece quando NÃO SE CORTA MOVENDO AMBOS OS BRAÇOS DE CIMA PARA BAIXO .

2 ) - A machadada, que acontece quando não se coloca a mão direita (como, aliás, deve ser) mais próximo da tsuba mas, erradamente, a meio da tsuka.

Enfim... pois... foi isto.

Para o próximo dia tenho um feeling que ele vai falar de hiki-waza.

Domo arigato gozaimastéééé.

1 comentário:

Kodomo disse...

Foi realmente um excelente treino e houve algo que o Sensei também disse que me ficou marcado na memória. QQ coisa como "se fizerem kirikaeshi bem, tudo o resto melhora".

Gostei imenso deste treino, assim como dos ultimos treinos em que se têm focado muito kirikaeshi. Algo que à partida parece tão simples, mas que ao fim ao cabo se torna tão dificil de efecuar correctamente e que se revela de extrema importância. É neste tipo de pequenos (ou até grandes) desafio que o Kendo me fascina.

PS (usagi): é o kirikaeshi e o Suriage Kote da 6º kata ;) lolol

E mesmo a propósito encontrei isto enquanto revia uns posts antigos deste Blog

Mandamentos 3
Farás kiri-kaeshi todos os dias.

Farás. Porque é bom. Só isso.