3.5.06

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 2

Quarta-feira, 3 de Maio

Hoje o senhor Osaka disse-nos, no fim da aula, que tinha lido no livro do Miyazaki Masahiro que, por acaso, até fui eu e Nuno Serrano que lho oferecemos este Verão em Tóquio, tinha lido, dizia, que havia uma outra maneira de fazer te-no-uchi para se fazer um bom men.

E, como sempre faz nestas ocasiões, agarrou no shinai e disse-nos para fazermos força só com os dedos médios de cada mão. A maneira normal é boa, referiu, mas esta também é boa (disse-o com um ar de quem teve uma boa surpresa).

Questionado se já tinha o usado respondeu que sim e que era um bom método, mas muito difícil de executar devido ao hábito de agarrar segundo o te-no-uchi tradicional.

E foi tudo o que disse na aula, no entanto, (quem é amiguinho, quem é?) quando seguíamos no carro a caminho de Campo de Ourique voltei ao assunto e disse-lhe:
- Com que então com o dedo grande de cada mão? Mas e isso é mesmo bom?
Respondeu que sim porque (parecia-lhe que) fazia com que um men-uchi cortasse mais de cima para baixo e bem no alto da cabeça. Ao mesmo tempo executou um pequeno men no vazio com os dedos grandes recolhidos e chamou-me a atenção para a posição do pulso direito.

Entretanto, eram 21 horas e 13 minutos e chegámos, como sempre a essa hora, à porta da casa dele. Saiu do carro e dissemos em uníssono aquilo que vos digo agora:

- Até sexta.

Sem comentários: