12.5.06

MENINOS CONTRA MENINAS

O escândalo rebentou.
As meninas vão combater contra os meninos no próximo torneio de Coimbra. Oh consternação, oh machismo. Nunca tal coisa se viu em lado nenhum no mundo. Não? Talvez fosse melhor fazer-se uma busca mais aprofundada antes de se começar a dizer disparates. Só assim de memória lembramos que, por exemplo:

Na Kurasawa Cup as equipas são mistas, os meninos combatem contra as meninas.
Na Nakakura Cup as equipas são mistas, os meninos combatem contra as meninas.
No Paris Taikai as equipas são mistas, os meninos combatem contra as meninas...

Os exemplos podiam continuar, mas a ideia não é essa e para que não se pense que essas terríveis barbaridades só acontecem na Europa aqui ficam as palavras de Karukome Mitsuyo, uma senhora japonesa, 7º dan kyoshi, acerca dos seus tempos de jovem-menina kendoka, numa entrevista concedida à revista Kendo World:

"Havia poucas raparigas a fazer kendo na altura. Acho que nem devia chegar aos 10%. Os meus adversários nos exames de graduação de kyu eram sempre rapazes e, devido ao pequeno número de raparigas, o shiai (...) também era misto."

A situação da senhora Mitsuyo faz-me lembrar alguma coisa, mas o que será?

5 comentários:

Helder Sacramento disse...

tenho pena ke semelhate discussão ridícula tenha surgido! Chego até ás vezes a ficar desiludido pela falta de respeito ke se tem. Se não kerem campeonato misto, então também têm ke treinar separadas, não é? Sim, por ke se é ke são tão frágeis, é um perigo treinarem com os rapazes durões, mauzôes e brutos. Até chego a ter pena delas!!!!

É como tens no título é "meninos" vrs "meninas"

É triste, volto a dizer, principalmente quando se vê perfeitamente ke o nosso sensei está a fazer o possível para tentar criar condições o mais equilibradas possível para proporcionar a TODOS as mesmas oportunidadese ao mesmo tempo 1 bom momento de aprendizagem.

E qual é a resposta ke ele leva, bem, é a ke muita gente sabe. Provavelmente não dará muita importância, mas mesmo assim todos nós temos 1a dívida para com ele.

Há 1 ditado bem português ke diz, "o respeito é bonito e eu gosto".

As pessoas deviam olhar mais para a sabedoria popular.

Enfim...

Uasagi san, keria agradecer-te por teres esta ideia. Este blog tem-me ajudado muito e dado a conhecer muitas coisas ke desconhecia.

O meu bem haja para ti. Continua assim.

Usagi-san disse...

Sabes só o que é que eu ainda não compreendi? Todas as grandes kendokas (mulheres) que conheci sempre comentaram o facto de se terem batido contra homens regularmente como sendo uma vantagem para elas. E o raciocínio não deixa de fazer um certo sentido; isto é, se gastarmos uns segundos a pensar nele em vez de estarmos sempre com queixinhas.

Porque é que eu gosto de fazer combate contra o nosso sensei? Porque ele é mais rápido, mais avançado e mais experiente do que eu. Porque é que é bom fazer kendo com pessoas mais fortes que nos dão grandes tareiões?

PORQUE O DESAFIO É INFINITAMENTE MAIOR E SE APRENDE MAIS DO QUE A FAZER COMO OS QUE ESTÃO AO NOSSO NÍVEL.

Pôrra, isto é chinês?

Mário Lehmann disse...

Boas Joaquim!

Tiraste me as palavras da boca é exactamente isso que eu penso!

Continua com o bom trabalho este blog ajuda imenso o pessoal!

Arigato!

Kitana disse...

hehehe Já se sabia que ia sair uma coisa daquelas. Sempre com o pretenso machismo na boca, eu acho que lhe deviam oferecer um dicionário.

Excelentes posts Usagi! Tem sido muito uteis! Cumprimentos!

Helder Sacramento disse...

Usagi san, por alguma razão eu fico em pulgas quando encontro do outro lado do shinai alguém melhor do ke eu. Seja homem ou mulher. Seja o sensei(claro ke se for ele ainda melhor, que me desculpem os outros), o Nuno, tu, não vale a pena continuar porke são muitos os ke sabem mais do ke eu, eu fico em pulgas. Ainda ontem e hoje eu fiquei todo contente por praticar com a Silvie(acho ke é assim ke se escreve o nome dela, se não for as minhaS SINCERAS DESCULPAS)!!! Foi porreiro. Tive ke dar o litro e ainda tive direito a 1 bonus... conselhos no fim do geiko!!! Como irei melhorar se não tiver estes momentos, sentando não aprendo a andar, assim como se não me esforçar, como espero eu ultrapassar os meus limites.
Afinal de contas por ke é ke andamos por aki, não é para isso? se nunca se quisesse melhorar ainda hoje estariamos em cavernas com ar condicionado natural!!!

Mas kem sou eu...

Só espero encontrar muita gente ke dificulte os meus treinos e ke saia muitas vezes cansado dos treinos... vai ser bom sinal, sinal ke se empenharam comigo, ke melhor maneira de agradecer senão com o meu suor???