25.5.06

ATITUDES PARA COM O SHIAI 3

Espectadores e colegas de equipa.

Num torneio não é suposto dar-se apoio vocal ou conselhos, ou então assobiar ou gritar para incentivar os combatentes. Pelo contrário, devemos demonstrar o nosso apoio apenas através de aplausos. Espectadores e colegas devem ter consideração pelos competidores e pelos árbitros para que estes se possam concentrar apenas no shiai e no shiai-jo, permitindo, assim, que a gestão do torneio se faça sem sobressaltos. É compreensível que toda a gente queira dar aos competidores apoio e encorajamento, gritando e dando conselhos. No entanto, tal como dito anteriormente, todas as decisões devem ser tomadas exclusivamente pelos competidores uma vez que o shiai começa. Cada vez mais, deles é esperado que demonstrem força mental e gestão individual das situações de stress que experimentam durante o shiai.

A coisa mais enervante para um árbitro numa competição é um flash de uma câmara fotográfica. Percebe-se que se queira ter fotografias dos membros do nosso clube combatendo ou que queiramos alguém conhecido a tirar fotografias nossas enquanto combatemos, mas um shinpam pode perder um momento crucial do combate se for momentaneamente cego por um flash disparado no momento em que um dos competidores ataca. Competidores, shinpam, espectadores e os oficiais do torneio, todos devem ter a sensação que o torneio é uma experiência maravilhosa, que toda a gente pode e deve desfrutar. Bater palmas (apenas) e mostrar consideração pelo trabalho dos árbitros, são as atitudes que os espectadores devem adoptar (N.Tr.: um pouco como nos torneios de ténis).


Atitude correcta: colegas aplaudem o membro da equipa que está a combater;
Atitude incorrecta: treinador lança impropérios aos árbitros e combatentes adversários;


Nas competições por equipas, a atitude mais correcta é que os membros das equipas, o team-manager e o treinador assistam, ou esperem pelo seu combate, em seiza. No entanto, para evitar que os pés fiquem dormentes no instante de entrar no shiai-jo, é hoje costume que os acima mencionados permaneçam em seiza apenas durante os combates de Senpo e Taisho (ou quando há um combate de desempate); o elemento da equipa que combate em seguida espera em pé (claro que nada disto se aplica para as pessoas que têm problema em permanecer em seiza)
Nos combates por equipas é importante sentir-se totalmente envolvido quando se assiste ao(s) combate(s) de um membro da nossa equipa. Apesar de ter dito que os competidores devem ser capazes de gerir as situações do shiai individualmente, quando todos os membros da equipa se juntam “em um” e apoiam os seus colegas, é como se tambérm eles estivessem a lutar e o competidor sente a força deste apoio e isso fornece-lhe coragem e confiança.(...)
A vitória de cada um é a vitória de todos na competição de equipas.

Este texto é parte de “Atitudes para com o Shiai”. Um artigo da autoria de Sotaro Honda, 6º dan Renshi e Treinador da Equipa Britãnica, gentilmente cedido pela BKA - British Kendo Association
.


Sem comentários: